CONSU aprova ações em defesa do financiamento adequado para a UESB

Na quarta-feira (30), o Conselho Universitário (CONSU) discutiu as contas 2015 da UESB e aprovou encaminhamentos contra a política de sucateamento imposta pelo governo Rui Costa. O CONSU definiu as seguintes ações: solicitar audiência com o Governo e formar comissão para discutir a suplementação orçamentária 2015 e proposta de orçamento para 2016, nota pública de denúncia, além do indicativo de paralisação das atividades para os Conselhos das demais universidades. A Adusb esteve presente e defendeu a implementação da gestão participativa como um importante instrumento de luta na disputa com o governo pela ampliação dos recursos destinados às Universidades.

De acordo com a Assessoria de Planejamento da UESB (Asplan), 75% do orçamento da Universidade foram executados e as despesas essenciais até o final do ano superam os 25% restantes. Desse percentual devem ser pagos ainda os salários dos terceirizados, inclusive dos meses atrasados. A Universidade ainda tem Débito de Exercícios Anteriores (DEA). Os editais internos de pesquisa e extensão desse ano foram suspensos por falta de recursos.

A Adusb atribuiu a crise financeira da Universidade à política estadual e federal de desmonte da educação e do serviço público. A superação dessa realidade só será possível por meio da mobilização conjunta das categorias. Aliada a essa postura combativa, é preciso gerir os recursos de forma transparente e democrática, por meio do orçamento participativo.

O CONSU volta a se reunir no dia 14 de outubro para apontar as prioridades orçamentárias desse ano e a apresentação da proposta orçamentária do governo para 2016.

Participe do seminário sobre orçamento participativo

Adusb e Afus promoverão no dia 8 de outubro, na UESB campus Vitória da Conquista, o seminário “Gestão Universitária com Orçamento Participativo”. A primeira mesa redonda acontecerá às 14h no Auditório do CAP e a segunda às 19h no Auditório II do Módulo Luizão. O evento tem como objetivo fornecer informações à comunidade acadêmica sobre essa nova modalidade de gestão de recursos.

Leia mais sobre o evento.