Conquista Histórica: GT para revogação da lei 7176/97 finaliza trabalhos e PL será enviado à ALBA
Enterro simbólico realizado durante a greve para pressionar o governo a atender as reivindicações

Atualizado no dia 05 de outubro de 2015 às 13:40

O Grupo de Trabalho responsável por construir a minuta substitutiva para a lei 7176/97 encerrou suas atividades nessa sexta-feira (2). Após o parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e das assembleias docentes, GT autorizou o governo a encaminhar o texto aprovado para Assembleia Legislativa (ALBA). A minuta é mais uma conquista da greve que revogará a lei 7176/97, extinguindo tal entulho autoritário.

A assembleia da Adusb aprovou o texto proposto pelo GT por unanimidade e avaliou o momento como uma conquista histórica do Movimento Docente Baiano. Com a promulgação da nova lei, a autonomia organizacional interna fica garantida e a eleição para reitor será regulada conforme o estabelecido na Estatuinte. Significa dizer que ficará a cargo das Universidades decidirem como devem se organizar, de acordo com as suas especificidades. Além disso, constará em lei a responsabilidade financeira do com as universidades.

O trabalho do GT se iniciou em 11 de agosto. Desde então reuniões semanais aconteceram para amplo debate das propostas do Movimento Docente e governo. A PGE fez a verificação jurídica e não encontrou qualquer restrição para a transformação do texto em lei. O governo tem até o dia 11 de outubro para encaminhar à Assembleia Legislativa a minuta. A partir da publicação da nova lei, a estrutura da UESB será definida internamente na Estatuinte, bem como o modelo de gestão.