Seminário sobre orçamento participativo acontece no dia 8 de outubro

Adusb e Afus promoverão no dia 8 de outubro o seminário “Gestão Universitária com Orçamento Participativo”. Na oportunidade, o Pró-Reitor de Administração e Finanças da UEFS, Carlos Eduardo Cardoso, e o Vice-Reitor da UEFS (gestão 2007-2011), Washington Moura, discutirão sobre o processo de implantação do orçamento participativo e seus efeitos para a Universidade. A atividade acontecerá no Auditório II do Módulo Luizão, campus Vitória da Conquista, e será transmitida por vídeo conferência para os campi de Jequié e Itapetinga.

No modelo democrático representativo, tornou-se comum a ideia de que o principal ato de cidadania e participação na vida pública é o momento do voto, de escolher seus representantes. Durante os períodos de eleição para presidente, governador, prefeito, reitor, e outros, há uma efervescência de participação popular e debate. Todavia, após a finalização do processo eleitoral, o debate público em geral se esgota. Acomodados na posição de “representados por alguém”, os cidadãos se afastam da vida pública, deixando nas mãos daqueles que foram eleitos a responsabilidade de gerir sua cidade, universidade, Estado, país, bem como de resolver todos os problemas.

Em contraposição a essa situação, ações que incentivam a participação popular na tomada de decisões públicas têm sido desenvolvidas e o orçamento participativo é uma delas. Ao distribuir o poder de decisão sobre o planejamento e os gastos dos recursos, por exemplo, o debate é efetivado e a responsabilidade de construção da Universidade é dividida para toda comunidade acadêmica. O processo informa as categorias, amplia a democracia, a transparência e o controle público.

É urgente a implantação do orçamente participativo na Uesb

Em agosto, as contas da UESB do ano de 2012 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Diversas irregularidades foram apontadas no relatório. Mesmo com a gravidade do problema, a administração da universidade não pautou a questão em seus fóruns de discussão e deliberação. A próxima reunião do Conselho Superior acontecerá esse mês para aprovar a execução orçamentária do ano de 2015, a qual não foi construída democraticamente para comunidade acadêmica. Apesar dos problemas, a reitoria da UESB insiste em concentrar a responsabilidade de gerir os recursos da Universidade e não assume o compromisso com a imediata implantação do orçamento participativo.

A Adusb segue firme na luta pelo orçamento participativo e convida professores(as), estudantes e técnicos(as) a participarem desse momento de reflexão sobre a construção responsável da Universidade Pública.