Conquistas da greve: 1ª etapa do acordo é cumprida e 235 professores têm direitos respeitados
Movimento Grevista ocupa as ruas de Salvador em junho

Com a publicação das 84 progressões no Diário Oficial do dia 11 de setembro, o item dois do termo de acordo para o fim da greve está integralmente cumprido. No total, deverão ser implementadas na folha de pagamento de setembro 150 progressões, 30 promoções e 55 mudanças de regime de trabalho. Desse modo, 235 professores(as) da UESB serão contemplados nessa primeira etapa do Acordo conquistado pelo movimento grevista.

Confira o termo de acordo.

Retroatividade

É importante lembrar que a retroatividade não sairá na folha de setembro, segundo GRH, será lançada em outubro. Caso isso não ocorra, os professores devem buscar o setor para esclarecimentos e providências. Ainda assim, verificada qualquer irregularidade no pagamento, a assessoria jurídica da Adusb deve ser acionada pelo docente.

Mais promoções

As demais promoções previstas no acordo necessitam da alteração do quadro de vagas para efetivação. O projeto de lei 21.420 tem essa finalidade e foi enviado à Assembleia Legislativa (ALBA) no dia 11 de agosto pelo governo. O Fórum das ADs e a Adusb estão atentos a sua tramitação e já estiveram na ALBA duas vezes para cobrar agilidade na aprovação do projeto. Na visita do dia 8 de setembro, o Movimento Docente foi duro com o líder da maioria, Dep. Zé Neto, e questionou a responsabilidade da Assembleia com os assuntos de interesse da comunidade, pois projetos que retiram direitos dos(as) trabalhadores(as) são aprovados com extrema rapidez. Após o tensionamento, o deputado se comprometeu a colocar o PL em votação sem submetê-lo aos tramites das comissões. No dia 15 de setembro, o movimento docente retorna à ALBA para garantir a votação do novo quadro.