Participe do Grito dos Excluídos em Vitória da Conquista

Em contraposição ao patriotismo passivo presente nas comemorações da Independência do Brasil, a Igreja Católica e diversos movimentos sociais criaram, em 1995, o Grito dos Excluídos. A manifestação ocorre sempre no dia 7 de setembro durante os desfiles oficiais por todo país para reivindicar a construção de uma sociedade plural e igualitária. A Adusb participará da atividade em Vitória da Conquista e convida toda comunidade acadêmica a integrar a luta. A concentração acontecerá a partir das 9h em frente ao Seminário dos Capuchinhos, no Bairro Brasil.

A história

O processo de emancipação política do Brasil do Império Português foi marcado por diversos acontecimentos e conflitos, envolvendo os partidários da independência e os defensores da manutenção dos vínculos com Portugal. O dia 7 de setembro de 1822 marcou o “mito de origem” e foi construído para representar o símbolo máximo da independência política, nascimento da nova nação.

A opção por essa data veio da necessidade de alçar a condição de herói ao príncipe D. Pedro, que na perspectiva da historiografia tradicional, teria feito “sozinho” e de forma heróica a nossa emancipação. Desse modo, ao desconsiderar a participação popular, a elite preservou seu interesse em criar um novo país sem a presença ou participação do povo.

No entanto, o processo não foi pacífico. Em diversas regiões do recém criado país, a independência não foi aceita imediatamente e exigiu do novo Império a utilização das armas para reprimir e forçar à adesão ao novo projeto de país. A Bahia, por exemplo, não aceitou facilmente a situação e vivenciou uma guerra sangrenta, com ampla participação popular, entre o ano de 1822 e 1823. O momento teve seu ápice com a expulsão dos portugueses no dia 2 de julho de 1823. O povo participou ativamente da construção dessa nova nação, ainda que após a independência seus sonhos de liberdade tenham sido frustrados pela ordem conservadora e escravista, o que fez com que a população pobre livre e também os escravizados continuassem lutando por liberdade.

Sempre em luta        

193 anos depois, brasileiros e brasileiras permanecem em luta contra os interesses das elites, responsáveis pelos ataques aos direitos trabalhistas, sociais e humanos. O Grito dos Excluídos é mais uma prova da resistência do povo brasileiro, que continua mobilizado pela sua verdadeira independência.

Fonte: Adusb com informações do Grito dos Excluídos e colaboração de Cleide Chaves