MOÇÃO DE REPÚDIO AOS DEPUTADOS

Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em greve desde o dia 13 de maio, vêm a público repudiar o silêncio e omissão dos parlamentares Waldenor Pereira Filho, Deputado Federal (PT) e ex-reitor da UESB, José Raimundo Fontes, Deputado Estadual (PT) e ex-presidente da ADUSB e Jean Fabrício Falcão, Deputado Estadual (PCdoB) e ex-aluno da UESB, em relação à Greve e por contribuírem para o agravamento da crise das Universidades Estaduais Baianas.

Enquanto os docentes das Universidades da Bahia reivindicam respeito aos direitos trabalhistas, mais recursos e autonomia para as Instituições, esses parlamentares preferem o silêncio tácito de quem consente com o sucateamento de nossas Universidades e o fim da carreira do magistério público superior.

Nunca é demais lembrar ao povo da Bahia a importância das Universidades Públicas Estaduais (UESB, UNEB, UESC e UEFS), especialmente sua interiorização no Estado, para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridas. Todavia, ao invés de investir na ampliação e na melhoria da qualidade dessas Instituições, o Governo, responsável pela manutenção de mais de 60 mil estudantes fora de sala de aula, mente e protela o processo de negociação com os professores das Universidades.

Além de reduzir o investimento no ensino superior público e socialmente referenciado, Rui Costa (PT) não respeita direitos trabalhistas. A carreira dos professore(a)s das quatro universidades estaduais baianas foi regulamentada em lei, por meio de duras lutas contra o governo carlista, autoritário e repressor. Agora, com a conivência de Waldenor Pereira, José Raimundo e Jean Fabrício Falcão, o Governo do Partido dos Trabalhadores confisca direitos assegurados em lei.

Diante do exposto, professoras e professores da UESB, reunidos em assembléia geral no campus de Jequié, no dia 28 de maio de 2015, repudiam veementemente a atitude desses parlamentares e de todos aqueles que, em nome do governo do Estado, confundem a opinião pública ou se omitem diante da gravíssima situação imposta pelo Governo petista às Universidades Estaduais da Bahia em geral e, a UESB em particular, razão pela qual se aprova a presente moção de repúdio.


Vitória da Conquista/BA, 20 de julho de 2015.