Reunião ampliada do Comando de Greve aponta para intensificação da luta

A mobilização do Movimento Grevista segue forte na UESB. Após a aula pública sobre a lei 7176/97, o Comando de Greve realizou mais uma reunião ampliada nesta segunda (13). A intensificação da luta contra os ataques do governo Rui Costa foi ressaltada. Professores(as) e estudantes deliberaram pela construção de aula pública sobre permanência estudantil e da marcha pela educação. Uma reunião com as coordenações da pós-graduação da Universidade será convocada para discussão da redução das verbas federais dos programas.

Denúncia

Durante a discussão, estudantes denunciaram que a reitoria da UESB tem utilizado a justificativa da greve para suspender bolsas e projetos de permanência estudantil. O Comando de Greve deixou claro que não há qualquer deliberação do Movimento que impeça as atividade do programa de permanência e se comprometeu em apurar as informações. Na avaliação das categorias, devido à crise orçamentária, a reitoria da UESB, à revelia do Conselho Superior Universitário, tem criado empecilhos para utilização da verba destinada aos estudantes. Além de uma forma de economizar recursos para o pagamento de outras despesas, a atitude também pode ser considerada como uma estratégia para desmobilização do Movimento. Para informar a comunidade acadêmica sobre a questão, o Comando de Greve produzirá uma nota de esclarecimento.

Mobilização

As atividades realizadas durante a semana passada foram consideradas positivas para o fortalecimento da greve. O fechamento conjunto das BRs foi considerado como um novo marco em defesa das Universidades Estaduais da Bahia. A força demonstrada foi refletida na mesa de negociação que sinalizou alguns encaminhamentos para a pauta. Contudo, o governo Rui Costa ainda se recusa a discutir o orçamento das Universidades. Como elemento de pressão, o Movimento deve fortalecer as atividades de rua e fazer com que a comunidade acadêmica participe ativamente da greve. Para tanto, uma aula pública para o debate da permanência estudantil e a construção da marcha pela educação foram aprovadas. As possíveis datas para as atividades serão discutidas na próxima reunião ampliada do Comando, agendada para a segunda (20).

Sem verbas para a pós-graduação

Com o corte das verbas para a educação feita pelo governo federal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reduziu em 75% os recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). A verba é responsável pela compra de passagens para montagem de bancas de mestrado e doutorado, passagens para participação em eventos e outras atividades. A situação também afeta as Universidades Estaduais da Bahia que contam com o PROAP para manterem os programas em funcionamento. Por conta disso, o Comando convidará os(as) coordenadores(as) da pós-graduação para discutirem a situação e tirarem encaminhamentos.