“Segunda-feira de Luta” mobiliza população conquistense
Reunião ampliada do Comando de Greve

A primeira segunda-feira (06) de julho começou com intensa luta em Vitória da Conquista. Durante a manhã, estudantes e trabalhadores de diversas categorias realizaram ato no centro da cidade contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Durante a tarde, a comunidade acadêmica participou de reunião ampliada do Comando de Greve da Adusb para avaliar a conjuntura e debater atividades de mobilização.

O projeto político do governo Rui Costa (PT) de desmonte das Universidades Estaduais foi discutido pelos presentes na reunião. A conjuntura de ataques aos direitos tanto a nível estadual como federal foi apontada como desafio para classe trabalhadora. A permanência do caráter combativo dos movimentos diante de tal cenário foi considerada fundamental para frear o avanço dessa política.

Como encaminhamentos foram aprovados a realização de aula pública para debater a lei 7176/97 e como ela interfere no cotidiano das Universidades, além da construção de um ato em defesa da universidade pública e de um calendário de debates para pautar permanência estudantil, universidade popular, redução da maioridade penal, entre outros temas a serem definidos.

“Por uma vida sem catracas”

O aumento da tarifa do transporte coletivo em Vitória da Conquista foi anunciado pelo governo no dia 25 de junho. Em menos de um ano, as passagens sofreram reajuste de R$ 0,70. Em protesto, estudantes e movimentos sociais realizaram ato público no Terminal Lauro de Freitas. Os(As) professores e professoras da Uesb estiveram presentes nas atividades em defesa do transporte público, de qualidade, seguro e acessível. 

Agenda de mobilização

9 de julho- Ato Público em Vitória da Conquista

9 de julho – Reunião com o governo

9 de julho – Reunião do Fórum das ADs

10 de julho – Reunião do Fórum das ADs

13 de julho- Aula pública “Lei 7176/97: quem tem medo da revogação?”

13 de julho – Reunião ampliada do Comando de Greve