Cine Greve exibe “Janela Indiscreta” nesta quinta (18)

Em mais uma atividade de mobilização da greve na UESB, a Adusb promoverá a exibição do filme “Janela Indiscreta” (1954) do diretor Alfred Hitchcock. A sessão do “Cine Greve” acontecerá nesta quinta-feira (18) às 19h, no Auditório da Coopardo, na Praça Augusto de Carvalho em Itapetinga. O comentário ficará por conta da professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da UESB, Nelma Gusmão.

Sinopse: “Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido”(Adoro Cinema).

“Janela Indiscreta é o filme da indiscrição, da intimidade violada e surpreendida em seu aspecto mais ultrajante: o filme da felicidade impossível, o filme da roupa suja lavada fora de casa, o filme da solidão moral, uma extraordinária sinfonia da rotina e dos sonhos desfeitos (..).Para esclarecer Janela Indiscreta proponho a seguinte parábola: O pátio é o mundo, o repórter fotográfico é  o cineasta, os binóculos representam a câmera e suas lentes. E onde fica Hitchcock em tudo isso? Ele é o homem por quem gostamos de nos saber odiados” (François Truffaut em “Os filmes de minha vida”).