Greve: Governo tenta desmarcar reunião e não apresenta proposta
Professores(as) cobram respostas do governo/ Foto: Ascom ADUNEB

O desrespeito do governo Rui Costa (PT) com o Movimento Docente já não é novidade. Dessa vez, com mais de 600 professores(as), estudantes e técnicos(as) em frente a Secretaria de Educação, na terça (19), o governo tentou desmarcar a reunião agendada desde o dia 24 de abril. Diante da mobilização dos(as) manifestantes, o Movimento foi recebido para esclarecimentos por parte do governo e volta a se reunir com os representantes governamentais hoje (20).

Meia hora antes do horário previsto, o coordenador do Desenvolvimento do Ensino Superior, Paulo Pontes, entrou em contato para adiar a reunião. A justificativa apresentada foi a de que o governo não teria tido tempo para elaborar uma proposta. É importante lembrar que a pauta de reivindicações foi protocolada desde dezembro do ano passado.

A realização da reunião na terça (19) foi mantida por conta da forte mobilização da comunidade acadêmica presente no ato público. Mesmo debaixo de chuva, os(as) manifestantes ocuparam as ruas, pararam o trânsito do Centro Administrativo da Bahia e realizaram o cortejo fúnebre e o enterro simbólico do governador Rui Costa.

Durante a reunião, os(as) professores(as) fizeram duras críticas ao governo, que mais uma vez não apresentou proposta concreta para as reivindicações da categoria. Representantes do Movimento Estudantil presentes cobraram o atendimento da pauta de permanência e não obtiveram retorno. Na manhã dessa quarta (20) às 9h o Movimento Docente e Estudantil voltarão a se reunir com o governo para exigir a resolução dos problemas enfrentados pelas Universidades Estaduais.

As informações completas sobre as reuniões com o governo serão publicadas em breve no boletim da Adusb.