Comando de Greve planeja mobilizações
Reunião da Comissão de ética na quinta (14)

O Comando de Greve da Adusb se reuniu na quarta (13) e quinta (14) para discutir os critérios que devem orientar o trabalho da comissão de ética. Os professores e as professoras também debateram a agenda de mobilização desse mês. O ato público do dia 19 de maio, em Salvador, e a audiência pública sobre a pauta interna foram algumas das atividades discutidas.

A partir da suspensão das atividades por tempo indeterminado, a Assembleia docente instalou o Comando de Greve, constituído pela categoria, para dirigir o movimento paredista. Durante a assembleia do dia 7 de maio, diversos docentes apresentaram disposição para cumprir tal tarefa e receberam o aval da plenária.

Conheça o Comando de Greve e suas Comissões.

No dia 13 de maio, data em que a greve foi oficialmente iniciada, o Comando da Adusb foi instalado. Na ocasião, os(as) professores(as) apontaram a necessidade de responder aos ataques do governo Rui Costa (PT) com forte participação da categoria nas mobilizações. O não cumprimento dos direitos trabalhistas e o consequente desrespeito ao Estatuto do Magistério foram considerados inaceitáveis. Além disso, a ampliação do orçamento das Universidades Estaduais foi tratada como essencial para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como para o combate à precarização das condições de trabalho e estudo.

Por isso, o ato público organizado pela Adusb, Adusc, Adufs e Aduneb, a ser realizado no dia 19 de maio em Salvador, foi avaliado como fundamental para mostrar a força do Movimento ao governo. Além do Ato na SEC, a mobilização segue com um cortejo fúnebre do governador Rui Costa, que ao implementar uma política de sucateamento nas Universidades, coloca em risco esse importante patrimônio do povo baiano.

Pauta interna

A luta pela melhoria das condições das Universidades também é feita internamente. Assim, conforme deliberação da última assembleia da Adusb, os(as) professores(as) discutiram a reunião do Conselho Superior para tratar do orçamento da UESB e a convocação de audiência pública para o dia 28 de maio, em Jequié, sobre a pauta interna.

Após a reunião do Comando, o CONSU foi agendado para o dia 25 de maio. A reitoria da Universidade ainda não confirmou participação na audiência.

Agenda

16 de maio: Mobilização na Exposição Agropecuária de Itapetinga (Parque de Exposições Juvino Oliveira)

19 de maio: Ato público, reunião com o governo, reunião do Fórum das Ads (Salvador)

21 de maio: Reunião do Comando de Greve (Vitória da Conquista às 9h)

22 de maio: Assembleia Geral da Adusb (Vitória da Conquista às 9h)

25 de maio: CONSU sobre orçamento da UESB (Vitória da Conquista às 9h)

28 de maio: Audiência Pública sobre pauta interna (Jequié)

Indicações para a Comissão de Ética

Conforme deliberação da última assembleia, as atividades docentes devem ser suspensas em sua totalidade, garantindo apenas os serviços essenciais. “A força para enfrentar a ofensiva do governo contra as Universidades Estaduais reside em nossa capacidade de paralisar as atividades e demonstrar que o nosso trabalho é imprescindível ao povo baiano”, defendeu o Comando em comunicado.

Leia o documento completo do Comando de Greve.

Os(As) professores(as) indicaram os seguintes critérios para guiar os trabalhos da Comissão de Ética, responsável por avaliar as solicitações de continuidade de atividades docentes:

1. Atividades administrativas de diretores (as) de Departamento e coordenadores(as) de Colegiado, desde que não sejam reuniões plenárias;

2. Atividades eventuais, de curta duração, pré-agendadas;

3. Atividades de manutenção de sobrevivência dos seres vivos e pesquisas cuja interrupção acarrete prejuízos irreversíveis;

4. Atividades de Estágio Supervisionado nos seguintes termos:

Para as licenciaturas: fase de regência já em andamento;

Para os bacharelados: as atividades em andamento, na fase que não exigem o acompanhamento docente.

Baseado nessas indicações, a Comissão de Ética tem avaliado todas as solicitações encaminhadas à Adusb. É importante lembrar que a assembleia da categoria tem a palavra final sobre a continuidade ou não das atividades.