Seminário debaterá previdência complementar na Bahia

No dia 16 de abril será realizado o “Seminário Estadual sobre Previdência: As armadilhas do PREVBAHIA”. A atividade é organizada pelo Fórum das ADs e tem como objetivo discutir as implicações do regime de previdência complementar para os(as) servidores(as) públicos(as). O evento acontecerá às 19h no auditório II do Módulo Luizão da Uesb, campus Vitória da Conquista, com a participação da professora da UFRJ, Sara Granemann.

Com a publicação da lei 13.222/15 ficou estabelecido o regime de previdência complementar na Bahia. Aqueles(as) que ingressarem no serviço público após o dia 12 de janeiro desse ano terão como teto para a aposentadoria o limite do INSS de R$ 4.663,75. Para os(as) que já pertencem ao funcionalismo público é preciso ressaltar que a migração para o regime complementar extingue automaticamente a aposentadoria integral.

Sara Granemann é professora do programa de pós-graduação em serviço social da UFRJ. Produziu a tese de doutorado “Para uma interpretação marxista da 'previdência privada'” em 2006 e participa da Associação Internacional Greves e Conflitos Sociais, que visa pomover e divulgar estudos sobre o trabalho e os conflitos sociais numa perspectiva interdisciplinar, global, não eurocêntrica e de longa duração. Durante o seminário, a docente discutirá a privatização da previdência no Brasil e esclarecerá dúvidas sobre o PREVBAHIA.

Para socializar o debate do tema em todo Estado, o Fórum das ADs também realizará o seminário nas demais Universidades Estaduais. A ideia é fornecer informações à categoria para a luta contra os ataques à aposentadoria.