Promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho não estão garantidas na UESB
Charge: Rosalve Lucas

Participe do ato do dia 8 de abril para cobrança do início das negociações.

Mais de 100 professores(as) da UESB estão na fila para promoção na carreira. Outros direitos trabalhistas como progressão e mudança de regime de trabalho também estão sendo negados. A conclusão dos processos está condicionada a ampliação do quadro docente e a destinação de mais recursos. A participação no ato público do dia 8 de abril é essencial para cobrar do governo o início das negociações.  

A pauta de reivindicações foi protocolada em dezembro de 2014 e o governo até o momento não se manifestou. É importante ressaltar que a falta de vontade política para negociar implica no desrespeito ao estatuto do magistério, no descumprimento dos direitos e na precarização das condições de trabalho.

Existem pedidos de mudança de regime de trabalho parados na Secretaria de Administração desde novembro de 2013. Os problemas com a tramitação dos processos também ocorrem nas promoções. Além daquelas não realizadas devido à falta de vagas, docentes com vagas confirmadas pela Pró-Reitoria de Graduação têm seus direitos negados por conta da inexistência de previsão orçamentária. O mesmo problema de orçamento acontece com as progressões.

A Adusb solicita aos professores(as) com processos em tramitação referentes a alteração de regime de trabalho, promoções com vaga garantida e progressões, o envio de informações para o e-mail ascomadusb@gmail.com. Os dados são importantes para que o sindicato cobre providências da reitoria e do governo.

A paralisação das atividades foi deliberada para o dia 8 de abril com a construção de um ato público em Salvador. Neste dia o Movimento Docente reivindicará o início imediato das negociações. A Adusb convoca toda categoria a participar da atividade. Interessados(as) devem procurar a secretaria do sindicato em seu campus.