Docentes exigem início da negociação da pauta de reivindicações 2015
Protocolação da pauta de reivindicações 2015

O Fórum das ADs cobrou, na manhã dessa quarta (28), o início imediato da negociação da pauta de reivindicações 2015. O prazo estipulado pelo Movimento Docente (MD) de 15 de janeiro para uma resposta do governo em relação aos pontos reivindicados foi vencido sem que houvesse retorno. O ofício protocolado ressalta ainda que o indicativo de greve foi aprovado pelos(as) professores(as) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e será avaliado pela categoria no retorno das atividades acadêmicas.

Confira o documento do Fórum das ADs.

Pelo que lutamos

Em vista às contínuas reduções nas verbas do orçamento das Universidades, o MD considerou prioritária a luta pela destinação de, no mínimo, 7% da receita líquida de impostos. Com os constantes cortes, as atividades de ensino, pesquisa e extensão estão ameaçadas.

O respeito aos direitos trabalhistas como promoção, progressão e alterações de regime de trabalho deve ser garantido. Em combate à intensificação e a precarização das condições de trabalho, a categoria defende a ampliação do quadro de vagas.  Além desses pontos, a pauta reivindica a valorização do trabalho docente através de alterações no Estatuto do Magistério no que se refere aos interstícios, incentivo à pós-graduação (IPG) e dedicação exclusiva.

Veja a pauta de reivindicações 2015.

As assembleias docentes para a discussão da negociação da pauta ocorrerão no início do semestre letivo de cada Universidade. Na Uesb, a previsão é de que aconteça no mês de março.