Assembleia aprova pauta de reivindicações 2015

Durante a assembleia realizada no dia 28 de novembro, a categoria aprovou os indicativos do Fórum das ADs para a pauta de reivindicações 2015. Dentre os pontos estão presentes a destinação de no mínimo 7% da receita líquida de impostos para as Universidades Estaduais, respeito aos direitos trabalhistas e alterações nos artigos 27, 28 e 29 do Estatuto do Magistério, no sentido da valorização da carreira docente. Ainda na oportunidade, a categoria discutiu sobre a construção das sedes da Adusb e negociação com a Unimed-Sudoeste.

Pauta de reivindicações 2015

Para o Fórum das ADs, o Movimento Docente (MD) deve continuar na luta pela destinação de, no mínimo, 7% da receita líquida de impostos para as Universidades. Na avaliação do(a)s representantes docentes, a histórica luta pela revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia universitária, deve ter continuidade. O respeito aos direitos trabalhistas, ampliação e desvinculação do quadro de vagas também foi indicado.  Em relação à valorização do trabalho docente, o Fórum das ADs sugeriu alteração no Estatuto do Magistério no que se refere aos interstícios, incentivo à pós-graduação (IPG) e dedicação exclusiva.

Na avaliação de conjuntura da assembleia, o governo de Rui Costa será duríssimo para os(as) trabalhadores(as). Se o governo atual já atacou fortemente o funcionalismo público, baseado em experiências anteriores do MD com Costa, as perspectivas são de agravamento da política de sucateamento das Universidades Estaduais. Desse modo, o(a)s professores devem se manter mobilizado(a)s para o enfrentamento em defesa da Universidade Pública de qualidade.

As reivindicações estruturais em médio prazo foram apontadas como fundamentais para a melhoria das condições de trabalho, interferindo diretamente na redução do adoecimento docente. A categoria também entende que a luta por transparência e participação na gestão do orçamento da Uesb deve ser feita paralelamente ao embate com o governo.

Após discussão, os pontos indicados pelo Fórum das ADs para a pauta de reivindicações 2015 foram aprovados por unanimidade. Alguns ajustes de texto poderão ser feitos, sem prejuízo de conteúdo, para que seja possível conciliar os resultados das assembleias docentes da Aduneb, Adusc e Adufs.

Confira as reivindicações aprovadas em assembleia.

Construção das Sedes

A diretoria apresentou as planilhas com todos os gastos com os projetos até o momento e os recursos financeiros disponíveis para construção. Foram apresentadas também as propostas feitas por dois interessados, uma no ano de 2013 e duas no ano de 2014. Contudo, os recursos financeiros ainda não são suficientes para a construção das duas sedes, conforme planilha apresentada na última assembleia. A falta de interesse de empresas em participarem das chamadas públicas para construção das sedes, mesmo com a publicação de duas chamadas públicas em jornais de circulação nas cidades de Vitória da Conquista e Itapetinga, também foram discutidas. Estratégias alternativas à contratação de construtoras serão pensadas pela diretoria e apresentadas posteriormente.

Unimed

O histórico das negociações com a Unimed, em especial a reunião realizada no dia 5 de novembro, foi apresentado à categoria. Os problemas no atendimento de diversos planos de saúde e a falta de perspectivas de melhora foram debatidos. O(A)s docentes também refletiram sobre a tendência de concentração do atendimento em núcleos e hospitais próprios dos planos de saúde.

Saiba sobre a reunião realizada com a Unimed-Sudoeste.

Veja a resposta da Unimed.