Crise orçamentária: Proex recua e sinaliza com edital aditivo em 2015

Com a divulgação do edital 180/14, que reduz os recursos para atividades esporádicas de extensão em 2015, a Adusb se reuniu com a Proex, nessa quinta (27 de novembro), para discussão da situação. O orçamento participativo voltou a ser cobrado pelo sindicato.  

Em defesa do tripé ensino, pesquisa e extensão, a Adusb voltou a se manifestar como contrária à redução de verbas e questionou os critérios para a diminuição de 46% dos recursos em 2015, quando a redução acumulada é de 12,92%. O presidente da Adusb, Marcos Tavares, reivindicou que a verba de 2015 seja pelo menos igual à desse ano.

A pró-reitora de extensão, Maria Madalena Neta, informou que o orçamento 2015 ainda não foi discutido e que existe a possibilidade de outro edital com aditivo de recursos para o ano que vem. O edital 180/14 teria sido publicado para garantir as atividades do primeiro semestre.

A comissão do Consu responsável por discutir o orçamento deverá se reunir apenas no dia 10 de dezembro. Como sugerido pela Adusb, a Proex irá pleitear mais recursos para as atividades de extensão. Na oportunidade, o sindicato voltou a cobrar transparência orçamentária e a implantação do orçamento participativo na Universidade para que a gestão de recursos seja debatida com toda comunidade acadêmica.