Seminários sobre carreira preparam categoria para discussão da pauta de reivindicações 2015

Como forma de discutir com a categoria sobre carreira docente e pauta de reivindicações 2015, a Adusb realizou nos dias 20 e 21 de novembro seminários preparatórios nos campi de Vitória da Conquista e Jequié. Durante os eventos, a representante da Adusb no GT Carreira Tripartite, Ana Angélica Barbosa, apresentou o relatório do grupo com possíveis alterações para o Estatuto do Magistério no sentido da valorização da carreira. O seminário do campus de Itapetinga ocorrerá no dia 27 de novembro às 9:30. A assembleia para deliberação da pauta de reivindicação 2015 acontecerá em 28 de novembro às 14h no auditório do Módulo IV, campus de Vitória da Conquista.

O Estatuto do Magistério Superior, apesar de ser o mesmo para todas as Universidades Estaduais, é aplicado de maneiras diferentes em cada Instituição. Segundo Ana Angélica, o Movimento Docente (MD) buscou o que era positivo em cada Universidade e o que melhoraria a realidade em todas para a construção das propostas de modificação.

É importante ressaltar que, na avaliação do Fórum das ADs, o Estatuto atual é fruto da luta do MD e traz importantes vitórias para a categoria. Desse modo, as possíveis alterações no Estatuto devem ser realizadas cirurgicamente, de forma a modificar o mínimo possível o documento. O Encontro das Ueba também debateu carreira docente, no sentido de sua valorização, e indicou os artigos 27, 28 e 29 como centralidade da luta.

Confira o relatório do GT Tripartite.

Histórico das discussões

Como fruto das reivindicações do Movimento Docente, durante a campanha salarial 2013, o governo assinou um termo no qual afirma seu compromisso em retomar a discussão sobre a carreira. Para viabilizar tal processo, o Fórum das ADs formou um grupo de trabalho, com representação das quatro Universidades, para o estudo do Estatuto do Magistério no sentido da valorização da carreira. O relatório foi apresentado ao Fórum das ADs que após discussões consolidou um documento com os pontos comuns entre as associações docentes.

Baseado no termo de compromisso, o Movimento Docente reivindicou a criação de um grupo de trabalho com participação das reitorias, governo e ADs para estudo do Estatuto do Magistério (GT Tripartite). O referido GT foi instaurado em junho de 2014 e ao fim dos trabalhos produziu um relatório com o acúmulo das discussões entre as partes.