Crise orçamentária: reitoria reduz recursos para extensão

Em uma decisão arbitrária, a reitoria da Uesb por meio do edital 180/14 diminuiu em 46% os recursos para as atividades esporádicas de extensão para 2015. Desse modo, a administração sem discussão com a comunidade acadêmica, definiu os rumos da extensão no ano que vem e se adequou prontamente às reduções orçamentárias impostas pelo governo.  A Adusb mais uma vez reivindica transparência e participação da comunidade acadêmica no planejamento orçamentário da Uesb.

Segundo o edital de extensão do ano passado, foram destinados R$ 280 mil para a realização de cursos e eventos. Para 2015, a mesma modalidade terá investimento de apenas R$ 150 mil. Vale ressaltar que além dos parcos recursos, coordenadore(a)s de projetos têm feito diversas denúncias sobre a dificuldade em utilizar verbas já aprovadas, impedindo assim, o bom andamento das atividades.

Para o presidente da Adusb, Marcos Tavares, “a redução no orçamento promovida pelo governo não justifica a política adotada pela reitoria da Uesb de diminuição nas verbas de pesquisa e extensão”.  O presidente ressalta ainda que “o orçamento para investimento/manutenção da Uesb sofreu uma redução em 2015 de 12,92% no acumulado quando comparado com o investimento de 2013. Tomando como base o ano de 2014, a redução para 2015 é de 3,93%. Por que suspender edital de pesquisa e reduzir em 46% o recurso financeiro da extensão?”.  Desse modo, torna-se urgente a discussão sobre orçamento na Uesb e a defesa intransigente do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Participação e transparência orçamentária

Durante a reunião realizada entre Adusb e reitoria, no dia 6 de novembro, o sindicato voltou a cobrar a implantação do orçamento participativo na Uesb. O objetivo é que o planejamento para a gestão dos recursos seja construído coletivamente pela comunidade acadêmica. A Adusb também se manifestou como contrária à proposta do Comitê de Pesquisa de suspender o edital de pesquisa para 2015.

Leia mais sobre a proposta de suspensão.

Na ocasião, mesmo com a reivindicação da Adusb, o reitor não estabeleceu o compromisso de garantir as atividades de pesquisa. Em relação ao orçamento participativo, o reitor afirmou que tem interesse em implantar essa modalidade de gestão na Uesb. Entretanto, não justificou a morosidade do processo.

A Adusb entrou em contato com a Proex em busca de esclarecimentos sobre os critérios utilizados no edital 180/14 para reduzir as verbas de extensão. A Assessoria de Planejamento (Asplan) também foi procurada para prestar informações a respeito da execução do orçamento 2014 e o planejamento orçamentário para o ano que vem. Contudo, devido a problemas de agenda, as entrevistas ainda não foram concedidas.