Direitos docentes: governo publica parte das promoções e progressões
Foto: Reunião com o governo no dia 8 de setembro

15 promoções e 27 progressões, represadas pelo governo, foram divulgadas no Diário Oficial dessa terça (18 de novembro). Alguns dos docentes aguardavam há mais de seis meses pela publicação. Segundo lista encaminhada pela reitoria da Uesb, em agosto, quase 80 docentes estão na fila para promoção. A Adusb reitera a defesa da categoria e continuará em luta pela garantia dos direitos trabalhistas.

Mudança de regime de trabalho e progressões

Em setembro, a Secretaria de Administração e o líder do governo na Assembleia Legislativa afirmaram que as mudanças de regime de trabalho e progressões da Uesb seriam liberadas. Contudo, após dois meses, foram publicados apenas os processos da terça (18). Além disso, no dia 6 de novembro, o reitor da Uesb informou que não há recursos para os pagamentos. Segundo o gestor, os direitos seriam pagos com os R$ 7 milhões restantes do acordo feito com as Universidades, os quais o governo se recusou a repassar.

PL da desvinculação e ampliação do quadro docente

De acordo com o Fórum de Reitores, o governo não deu nenhum retorno em relação à ampliação do quadro de vagas e o PL da desvinculação. Durante a reunião com o Fórum das ADs, no dia 3 de novembro, os gestores se comprometeram a cobrar da Coordenação do Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes/Sec) o agendamento de reunião com a Secretaria de Administração (SAEB), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Educação (SEC) e líder do governo na Assembleia Legislativa o quanto antes. Entretanto, até o momento não há definição de data.