Governo não apresenta proposta para a crise orçamentária
Foto: Ascom Aduneb

Após tensionamento do Fórum das ADs, o líder do governo na Assembleia Legislativa (ALBA), Secretaria de Educação e Secretaria de Administração receberam o Movimento Docente na segunda (25) para discussão do quadro docente, orçamento e PL da desvinculação de vagas por classe. Mesmo com as denúncias dos graves problemas vividos pelas Universidades, em especial relacionados à negação de direitos trabalhistas, os representantes governamentais não apresentaram nenhuma proposta para a melhoria da situação. Indignados com o descaso e o novo corte em verbas do orçamento 2015, o Fórum das ADs pressionou para que o governo apresente algo concreto para reverter a crise na próxima reunião que ocorrerá no dia 8 de setembro.

Confira a planilha com a redução para o orçamento 2015.

Depois de mais de um mês de protelamento para o agendamento da reunião, o deputado deixou claro que o governo não tem interesse nem em discutir o orçamento das Universidades com o Movimento Docente. Durante toda reunião, a intenção do líder do governo foi de tentar reverter as reivindicações da categoria em questões emergenciais. Em relação ao PL da desvinculação, os representantes do governo reafirmaram o posicionamento da Procuradoria Geral do Estado de que seria necessário algum tipo de controle para a concessão das promoções. Também não houve novidade sobre a ampliação do quadro docente.

No final de agosto, o governo comunicou que será realizado um corte de 7,2 milhões nas verbas de manutenção, investimento e custeio no ano que vem. Na Uesb, a redução prevista é de 1,8 milhões. Em 2014, os recursos também foram reduzidos em quase 12 milhões, gerando uma grave crise orçamentária nas Universidades Estaduais. Com o novo ataque, as reduções se configuram como uma política do governo de sucateamento das Ueba. Para que o cenário se reverta, o Fórum das ADs defende o endurecimento da categoria. Com esse objetivo, a assembleia da Adusb aprovou indicativo de greve nesta quinta (28). O(A)s docentes voltarão a se reunir no dia 9 de setembro para avaliar o momento da greve e data para a paralisação de atividades/greve de advertência.