Fórum das ADs indica aprovação do indicativo de greve
Foto: Ascom Aduneb

O recuo do governo em relação ao projeto de lei para a desvinculação de vagas por classe foi a gota d’água para que o Movimento Docente (MD) apontasse para o endurecimento de suas ações. Em compasso com a indignação da categoria com os graves problemas orçamentários das Universidades, negação de direitos, bem como a precariedade das condições de trabalho e estudo, o Fórum das ADs, em reunião realizada nesta quinta (31), indicou a aprovação de indicativo de greve no início do próximo semestre letivo e a deflagração de uma greve de advertência.

Saiba o que foi discutido na última assembleia da Adusb.

A negociação que ainda estava em curso, referente à desvinculação de vagas por classe, foi interrompida no dia 17 de junho, quando o governo anunciou sua recusa em enviar o projeto de lei aprovado anteriormente pela Secretaria de Educação, reitores e MD.  Após o Movimento Docente ter protocolado um documento de denúncia, o líder no governo na ALBA informou que agendaria uma reunião entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado e Fórum das ADs.

Na avaliação do Fórum das ADs, é clara a falta de vontade política do governo em solucionar os problemas orçamentários das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Desde o início de 2013, o MD tem denunciado incessantemente o atraso no pagamento de bolsas, infraestrutura precária, a falta de professores, a fila para promoção na carreira e outras tantas dificuldades enfrentadas pelas Universidades. Mesmo com tais denúncias, o governo ousou reduzir em cerca de 12 milhões as verbas de 2014 para manutenção e custeio. A situação que já era grave em 2013 tornou-se pior este ano e com perspectivas desanimadoras para 2015.

A correção nos valores na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem é inferior a todas previsões inflacionárias para 2014, o que deve gerar mais problemas orçamentários em 2015. O Fórum das ADs já anunciou ao governo que a categoria não aceitará cortes no orçamento e que a reivindicação é de no mínimo 7% da receita líquida de impostos para as UEBA.

Como forma de combate aos ataques do governo, o Fórum das ADs indica a aprovação do indicativo de greve no início do próximo semestre letivo, em conjunto com a deflagração de uma greve de advertência. As atividades de mobilização durante a greve de advertência serão discutidas na próxima reunião do Fórum das ADs agendada para o dia 27 de agosto na Adusb em Vitória da Conquista.