Docentes, técnicos e estudantes defendem fortalecimento da luta em defesa da universidade pública
Foto: Ascom Aduneb

Representantes docentes, de técnico-administrativos e estudantes voltaram a se reunir, nesta quinta (31), para discussão da crise orçamentária das Universidades Estaduais. Na oportunidade, as entidades defenderam o endurecimento com o governo e a ampliação do diálogo com a comunidade acadêmica sobre os efeitos da crise.

Durante a reunião, foram socializadas informações sobre a situação nas quatro Universidades, bem como sobre as dificuldades financeiras previstas para 2014, caso o governo não reveja a atual política orçamentária para as UEBA. A ADUSB denunciou a permanência de docentes na fila para promoção na carreira por dois anos e déficit de mais de 200 professores no quadro da Universidade, o que afeta especialmente os novos cursos de graduação. O DCE UESB (campus de Vitória da Conquista) comunicou as dificuldades estudantis com relação às bolsas permanência.

Sobre a suplementação orçamentária para o bandejão da Uefs, o DCE da instituição informou que ainda não há documento oficial que garanta os recursos e que tem cobrado do governo sua elaboração. Os estudantes anunciaram também que a categoria aprovou indicativo de greve no início de junho. Apesar da regulamentação do plano de cargos e salários dos técnico-administrativos, a representante do Sintest Uefs afirmou que não há vagas suficientes em determinados níveis da carreira.

Os representantes defenderam o endurecimento na luta por uma educação pública de qualidade. Avaliaram ainda que os ataques do governo às condições de trabalho e estudos estão insustentáveis. Como encaminhamentos, as entidades aprovaram ampliar o debate sobre a crise orçamentária em cada instituição e a panfletagem de carta de denúncia no início do segundo semestre letivo. Uma nova reunião está programada para o dia 27 de agosto, na Adusb em Vitória da Conquista, quando discutirão ações conjuntas em defesa dos 7% da receita líquida de impostos para o orçamento e de denúncia da crise orçamentária das UEBA.

Estiveram presentes: ADUSB, ADUSC, ADUNEB, ADUFS, DCE UESB campus Vitória da Conquista, DCE UEFS, SINTEST UEFS, Coletivo Retomada (UESC).