Assembleia forma comissão para acompanhamento das negociações com a Unimed

Preocupado(a)s com a qualidade dos serviços prestados pela Unimed-Sudoeste, docentes da Uesb se reuniram em assembleia nesta terça (10), no campus de Jequié, para discutir a situação e tirar encaminhamentos. Estiveram presentes o superintendente da Unimed-Sudoeste e a gerente comercial do plano para prestar informações à categoria. Como encaminhamento foi aprovado a criação de uma comissão com representação da base dos três campi para acompanhar a situação e realizar um levantamento de propostas de outros planos de saúde a serem discutidas posteriormente. 

Veja os demais pontos discutidos na assembleia da terça (10).

Leia a resposta da Unimed-Sudoeste às denúncias encaminhadas por docentes para a reunião do dia 15 de maio.

Confira a lista de médicos, clínicas e hospitais credenciados à Unimed em Vitória da ConquistaJequié e Itapetinga

Situação financeira

De acordo com o superintendente da Unimed-Sudoeste, Karim Jardim, o plano de saúde é uma cooperativa de médicos na qual todas as perdas e ganhos são repassados aos seus membros. Nos 25 anos de existência da Unimed Sudoeste, 2013 foi o primeiro em que houve prejuízo de cerca de cinco milhões, o qual foi dividido entre os médicos. Contudo, grande parte dos cooperados não esteve presente na assembleia em que foi explicada a situação. Assim, os próprios médicos passaram deliberadamente a suspender atendimento e confirmar os rumores sobre a suposta crise financeira. 

Diante deste cenário, o superintendente afirmou que a diretoria da Unimed-Sudoeste realizou reuniões com os cooperados de diversos municípios para explicar os motivos para o repasse das perdas e necessidade de seu pagamento pelos cooperados para que a situação seja normalizada. Mesmo com os referidos problemas, a Unimed-Sudoeste não confirmou o descredenciamento em massa de médicos, clínicas e laboratórios.

Unimed em Jequié

O(A)s docentes explicitaram as dificuldades para marcação de consultas, em especial nas áreas de cardiologia, neurologia, pediatria, fisioterapia e endocrinologia.  Segundo o(a)s presentes, os problemas ocorrem há um longo tempo e a Unimed não têm feito nada de efetivo para solucionar as questões. 

O plano de saúde informou que a rede utilizada pelo(a)s professore(a)s de Jequié é a habilitada pela Unimed local. Segundo Karim, a Unimed-Sudoeste não pode credenciar novos profissionais em Jequié sem que a Unimed local permita, já que não é a sua área de abrangência. Entretanto, devido à responsabilidade do plano com o(a)s filiado(a)s da Adusb, Karim Jardim se comprometeu a negociar o credenciamento de uma rede própria da Unimed-Sudoeste. 

Unimed em Itapetinga

Os problemas para agendamento de consultas e atendimento começaram a se intensificar há cerca de três meses. O(A)s docentes informaram que clínicas começaram gradativamente a deixar de prestarem serviços, inclusive o maior hospital da cidade se descredenciou. 

A Unimed-Sudoeste esclareceu que o referido hospital teria deixado de efetuar atendimento de forma arbitrária e que um novo contrato já está sendo negociado. Sobre as consultas, a expectativa é que o serviço volte a ser normalizado, pois a diretoria da Unimed se reuniu com os cooperados da cidade e teria solucionado as divergências. 

Unimed em Vitória da Conquista

As principais dificuldades enfrentadas pela categoria na cidade também estão ligadas à marcação de consultas, principalmente na área de cardiologia, ginecologia e pediatria. Além disso, diversas críticas sobre o funcionamento interno da Unimed foram feitas, como o sistema de autorização de exames e atendimento por telefone. A denúncia de cooperados que cobram taxas para atendimento também foi feita. 

Em resposta, o superintendente afirmou que um núcleo de atendimento próprio da Unimed, com previsão 5.000 consultas por mês, aguarda apenas o alvará da vigilância sanitária para iniciar seus trabalhos. O referido núcleo deverá ter uma central própria para agendamento de consultas. O sistema de autorização será automatizado e já se encontra em fase de implantação. A partir dele exames e procedimentos dentro da chamada normalidade técnica serão autorizados sem necessidade da presença do usuário na Unimed. Sobre a cobrança de taxas, Karim esclareceu que o estatuto da cooperativa veda qualquer ação deste tipo e que ocorrências dessa natureza devem ser denunciadas diretamente à Unimed-Sudoeste. A operadora informou ainda que não estabelece cota máxima de atendimento por cooperado, mas solicita que seja encaminhado o número mínimo de consultas por profissional cooperado ou conveniado.

Procedimentos a serem adotados

As reclamações sobre atendimento devem ser feitas para Unimed-Sudoeste através do telefone (77) 2101-9393, ramais 9406 e 9407.Confira os prazos para atendimento em cada especialidade de acordo com a ANS. 

Denúncias sobre cobranças indevidas em consultas e outros procedimentos, críticas ou problemas sobre o funcionamento interno da Unimed, cooperados e/ou rede credenciada devem ser enviadas para ouvidoria@unimedsudoeste.com.br . Vale lembrar que ao fazer a denúncia é importante informar o nome do profissional, especialidade e data em que ocorreu o problema. 

Para denunciar algum tipo de procedimento ou negativa de atendimento da Unimed-Sudoeste para a ANS basta ligar para 0800 701 9656.

Encaminhamentos

Após os esclarecimentos do plano de saúde, a assembleia aprovou a criação de uma comissão para acompanhar as negociações com a Unimed-Sudoeste e fazer um levantamento de preços de outros planos. As propostas apresentadas deverão ser discutidas em assembleia posterior. Foram indicados pela plenária o(a)s seguintes docentes para  composição da comissão: Jeferson Chagas (DQE), Glória Del Carmem (DQE), Nemésio Oliveira (DQE – suplente), Sibelle Passini (DTRA), Andréa Gomes (DTRA), Márcio Bortoloti (DCET) e Sérgio Barroso (DCET).