Governo ignora trabalhadores e aprova reajuste linear

Presidente da Adusb chama trabalhadores para a luta pelo reajuste linear 

Numa votação na noite da última terça (1), o reajuste linear foi aprovado. Mais uma vez os trabalhadores terão parte de seus salários confiscados. O índice de 5,91% será pago em duas parcelas, sendo a primeira de 2% retroativa a janeiro e a segunda de 3,84% a partir de julho. 

Fórum das ADs presente no protesto realizado na ALBA

O Fórum das ADs, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo, marcou presença na manhã dessa quarta (2) para protestar no pátio da ALBA, contra a forma de pagamento da reposição inflacionária de 2013. No entanto, os servidores foram surpreendidos com a notícia de que o reajuste já havia sido aprovado. Mesmo com a mobilização do funcionalismo público contra a proposta, na véspera da paralisação estadual, os deputados ignoraram a reivindicação dos trabalhadores. 

O projeto de lei encaminhado pelo governo no dia 20 de março previa o pagamento da segunda parcela do reajuste em setembro. Após as mobilizações dos servidores, percentual de 3,84% será adiantado em dois meses. Apesar da modificação, o reajuste aprovado não repõe totalmente a inflação de 2013. Com esta atitude desrespeitosa, como no ano passado, o governo precarizará ainda mais os salários dos servidores públicos. Caso esta política de não retroatividade completa da inflação se perpetue, os efeitos a médio e longo prazo serão devastadores para os trabalhadores. O Fórum das ADs repudia esta política e se manterá mobilizado em conjunto com o funcionalismo contra a lei aprovada. 

Após a notícia da votação, a Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetrab) aprovou um calendário de mobilizações para o mês de abril, bem como o agendamento de uma assembleia geral no dia 16 abril, na quadra de esportes do Sindicato dos Bancários, com indicativo de greve geral. A Adusb não faz parte da Fetrab. Entretanto, acredita ser importante acompanhar as atividades da Federação e participar das mobilizações pelo reajuste linear. Para o presidente da Adusb, Marcos Tavares, “a Fetrab perdeu o tempo da ação ao adiar a mobilização para quarta (2) num momento em que os servidores queriam uma nova assembleia para terça (1)”. Esta proposta não foi encaminhada na assembleia do dia (28), com isso o governo se adiantou e aprovou na noite da terça (1) a lei do reajuste. "Agora fica mais difícil reverter, contudo com organização e disposição para luta é possível reverter esta perda que repete o feito do ano passado”, conclui Tavares.

A Luta faz a diferença

No caso dos docentes, foi assegurado com o acordo salarial do ano passado ganhos que reduzem o impacto dessa política do governo Wagner. Para 2014, os docentes terão reajuste de 4% em junho e 3% em dezembro, além do reajuste linear parcelado de 5,91%, pago em abril (2%) e julho (3,84%).