Fórum das ADs prepara mobilizações para abril e maio

Diante da negativa do governo em ampliar o quadro docente em 2014 e o agravamento da crise financeira das Universidades, o Fórum das ADs realizou reunião extraordinária na sexta (28) para discussão dos temas. Como forma de combater os ataques contra as Ueba, o(a)s docentes planejaram ações de mobilização e denúncia, com destaque para a indicação de paralisações nos dias 29 de abril e 28 de maio. 

Durante a última reunião com o governo no dia 13 de março, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, confirmou a não ampliação do quadro em 2014. A “solução” apresentada pelo governo para a falta de docentes foi a contratação de professore(a)s substituto(a)s, mediante comprovação de dotação orçamentária. Tal “saída” pode até mesmo ser inviabilizada, devido ao arrocho orçamentário das Universidades, que tiveram redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio.

A insensibilidade do governo perante os problemas enfrentados pelas Universidades pode levá-las à inanição. Com o quadro docente estrangulado, filas para promoção na carreira crescendo a cada dia, redução de verbas e infraestrutura precária, é inevitável que o Movimento Docente tenha a deflagração de greve no horizonte.

Em busca de mais uma forma de pressionar o governo a atender às demandas das Ueba, o Fórum das ADs se reunirá com o Fórum de Reitores no dia 2 de abril. A expectativa é que um documento de denúncia conjunto seja elaborado. Além dessa ação, o Fórum das ADs indicou paralisação das atividades docentes nos dias 29 de abril e 28 de maio. Na Uesb, as atividades já foram aprovadas durante a última assembleia da Adusb no dia 25 de março. A reivindicação da subvinculação de 7% da RLI para o orçamento das Ueba será fortalecida com o início da campanha de mídia a ser iniciada ainda este mês.

PL da desvinculação de vagas por classe

A Codes encaminhou no dia 24 de março para o Fórum das ADs a minuta do projeto de lei que desvincula as vagas por classe. Após as devidas análises das assessorias jurídicas das quatro ADs, foi entendido que o novo texto assegura o direito reivindicado pelo Movimento Docente. Segundo informações de Nildon Pitombo, o PL se encontra na Saeb e deve ser encaminhado para a ALBA. O Fórum das ADs está acompanhando a tramitação do processo e cobrará agilidade para que o mesmo seja votado o quanto antes.

Reajuste Linear

Como se não bastasse a expansão da precarização do trabalho, o governo desfere mais um duro golpe no(a)s servidore(a)s público(a)s com o confisco de parte da reposição inflacionária de 2013. Leia mais sobre o reajuste linear. O Fórum das ADs avaliou a proposta do governo como inconcebível e denunciará a situação na mídia. O(A)s docentes também participarão do protesto em conjunto com as demais categorias do funcionalismo do Estado a ser realizado na ALBA no dia 2 de abril.

Fonte: Ascom Adusb com informações da Ascom do Fórum das ADs