Fórum das ADs não descarta greve e indica paralisação em abril

Indignação com o governo e preocupação com a crise instaurada nas Ueba foram os sentimentos presentes durante a reunião do Fórum das ADs na sexta (14). Após o anúncio da não ampliação do quadro docente em 2014 e o protelamento em encaminhar o PL da desvinculação das vagas por classe, o(a)s docentes discutiram estratégias de denúncia e mobilização contra os ataques do governo. Dentre os encaminhamentos indicados estão uma paralisação em abril e dia de luta com audiência pública em maio.

Leia sobre o que aconteceu na última reunião com o governo.

PL da desvinculação

A aprovação do PL é uma grande vitória do Movimento Docente, pois garante legalmente o direito à promoção imediata. Restando às reitorias a responsabilidade de realizar o planejamento adequado para o pagamento. A demora de mais de seis meses da Codes em apresentar a minuta do projeto, que de tão confusa foi descartada de imediato pelo MD, é prova da falta de vontade política do governo em resolver o problema das filas para promoção.

A expectativa agora é que a minuta reescrita pelos Reitores e o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, de fato contemple as necessidades da categoria e seja votada o mais rápido possível. O Fórum das ADs acompanhará de perto toda a tramitação para que os direitos do(a)s professore(a)s sejam assegurados.

Quadro de vagas

Na avaliação do Fórum das ADs, não há justificativa para que o quadro docente não seja ampliado ainda em 2014. O quadro vem sendo discutido desde o início do ano passado, mesmo com a retirada forçada do MD das negociações. Em fevereiro de 2013, os reitores apresentaram a demanda para a ampliação das vagas, assim como do quadro de cargos e funções. A princípio o governo afirmou que discutiria o aumento de vagas apenas para 2013, ficando para depois os anos seguintes.

Conheça a proposta de ampliação do quadro docente na Uesb.

Um ano se passou sem nem ao menos terem realizado a ampliação de 2013, quando a Codes anunciou na última reunião que em 2014 não haverá alteração do quadro docente. De acordo com Nildon Pitombo (Codes), a situação deste ano seria remediada com a contratação de substituto(a)s, conforme comprovação de dotação orçamentária. A ampliação para 2015 seria discutida entre reitores e o secretário de educação. Na oportunidade, o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, manifestou preocupação com a “solução” encontrada pelo governo, pois as universidades não teriam condições financeiras de arcar com os custos.

O Fórum das ADs não descarta a possibilidade de greve, pois caso os problemas se agravem, as universidades podem parar. Como forma de denúncia da situação alarmante vivida pelas Universidades Estaduais, o Fórum das ADs indica paralisação de atividades em abril e dia de luta com audiência pública em maio. O(A)s professore(a)s também solicitarão reunião com o Fórum de Reitores e Fórum das 12 em busca de ações conjuntas contra a crise instalada nas Ueba.