Fórum das ADs discute reajuste linear

Atento ao silêncio do governo em relação ao reajuste linear de 2014, o Fórum das ADs se reuniu, nesta quarta (15), para discutir a cobrança deste direito. Em 2013, o governador, Jaques Wagner, confiscou parte do reajuste devido aos servidores públicos do Estado. Para este ano, a reposição inflacionária definida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) é de 5,91%, a ser paga ao funcionalismo em sua data base, 1º de janeiro. Na ocasião, os docentes também encaminharam ações contra a crise orçamentária das UEBA.

No ano passado, o Movimento Docente ao perceber a hesitação do governo ao realizar o pagamento do reajuste de 5,84%, tentou uma articulação com as demais categorias dos servidores públicos. O Fórum das ADs participou de manifestações e assembleias organizadas pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) deixando sempre claro que não aceitaria nenhum tipo de acordo que conferisse perdas aos trabalhadores. Entretanto, mesmo com a mobilização do funcionalismo o governador encaminhou à ALBA, no dia 29 de abril, um projeto de lei que previa apenas 2,5% de reajuste. Após protestos, o acordo assinado por cerca de 18 entidades foi de 2% de janeiro a junho e a complementação para se chegar aos  5,84% a partir  de julho. Desse modo, de janeiro a junho de 2013 os servidores tiveram 3,84% de perdas pela não recomposição integral da inflação do ano de 2012. O Fórum das ADs se manifestou publicamente contra o acordo e realizou um protesto no saguão da governadoria durante sua assinatura no dia 3 de maio.

Docentes protestam contra acordo do reajuste linear. 

Uma audiência pública organizada pela Fetrab para a discussão do reajuste linear e previdência do funcionalismo público será realizada no dia 6 de fevereiro na ALBA. O Fórum das ADs se fará presente na atividade para cobrar a reposição inflacionária integral de 2013. Além disso, o movimento docente deve intensificar a denúncia do não pagamento do reajuste.

Crise orçamentária

Após quase dois meses de protelação, finalmente o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, agendou para o dia 3 de fevereiro uma reunião com o Movimento Docente para discussão da crise orçamentária. A desvinculação de vagas por classe, ampliação do quadro docente e de cargos, bem como promoções e progressões na carreira também deverão ser debatidas. O Fórum das ADs agendará ainda uma reunião com o Fórum de Reitores e Fórum das 12 para avaliação da crise orçamentária e encaminhamento de ações em defesa dos 7% da RLI para o orçamento das UEBA.