Unimed acata a reivindicação da Adusb e reduz o reajuste anual

De acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), o percentual máximo para o reajuste aos planos individuais será de 9,04%. Conforme a circular 022/13 da Unimed­-Sudoeste, era de seu interesse aplicar este percentual ao contrato da Adusb. Em defesa dos interesses da categoria, durante o mês de novembro a diretoria da Adusb iniciou o processo de negociação com a empresa para que o reajuste aplicado fosse inferior ao percentual apresentado. Ao final do pleito, Unimed-Sudoeste acatou a reivindicação e reduziu o percentual do reajuste para 6,99%.

Uma reunião foi realizada em novembro entre Unimed, diretoria e assessoria jurídica da Adusb para discutir a qualidade do atendimento da empresa e o reajuste anual. Na ocasião, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, expressou a insatisfação da categoria com os serviços prestados, em especial com o descredenciamento de profissionais e a dificuldade para marcação de consultas. O presidente também defendeu a aplicação de um reajuste menor, já que o percentual solicitado pela empresa era superior à inflação acumulada do período. A diretoria da Adusb ainda enviou à Unimed um documento com as principais reclamações apresentadas pelo(a)s docentes, bem como a reivindicação da aplicação de reajuste anual inferior aos 9,04%. Veja o documento encaminhado.

Em resposta à solicitação da Adusb, a Unimed reduziu o reajuste anual de 9,04% para 6,99%. Sobre as dificuldades no atendimento, a empresa informou que o Consultório Unimed para as especialidades de Pediatria, Fonoaudiologia e Psicologia já se encontra em funcionamento. O Núcleo de Saúde para as especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, bem como o Centro de Imagens deverão ser inaugurados no primeiro trimestre de 2014. Leia a resposta completa.

Sobre o desconto em folha

O pagamento da Unimed do mês corrente sempre é feito com o desconto da folha do mês anterior. Como a negociação com a Unimed ainda não tinha sido concluída até o prazo final de envio dos lançamentos para a folha de dezembro de 2013, a secretaria da Adusb lançou o reajuste de 9,04% para evitar inadimplência do plano de saúde. Entretanto, com a confirmação da redução do valor para 6,99%, na folha de janeiro serão descontados 4,94% em relação a novembro (para compensar o que foi cobrado a mais em dezembro) e a partir de fevereiro será cobrado o reajuste de 6,99% em relação a novembro, percentual esse definido após reivindicação da diretoria da Adusb.