Fórum das ADs não descarta possibilidade de greve em 2014

A última reunião ordinária do Fórum das ADs no ano, realizada na terça (10), foi marcada pela problematização da crise orçamentária das UEBA e suas implicações para 2014. A necessidade de manter a categoria mobilizada durante janeiro e fevereiro foi explicitada. O(A)s docentes também não excluem a possibilidade de greve para o ano que vem caso os problemas financeiros se agravem.

Crise orçamentária

Mesmo com as graves dificuldades enfrentadas pelas universidades, causadas tanto pelo atraso no repasse de verbas, quanto pelo orçamento insuficiente, o governo não parece disposto a resolver a situação. Depois da reunião ocorrida entre docentes, reitores, SEC, SAEB e SERIN no dia 29 de outubro, o governo se comprometeu a realizar uma conversa com os gestores e na sequência uma reunião com o MD para a discussão dos encaminhamentos. Entretanto, mesmo com a pressão do Fórum das ADs o governo ainda não agendou a nova reunião e nem se manifestou sobre as reivindicações apresentadas. O que pode sinalizar a falta de novidades sobre a situação das universidades.

Enquanto o governo permanece inerte, o(a)s docentes continuam a ter seus direitos trabalhistas negados, com atraso na concessão de promoções e progressões nas quatro universidades. Problemas de infraestrutura, manutenção, falta de pagamento de fornecedores e empresas prestadoras de serviço continuam a ocorrer. Em novembro, trabalhadore(a)s terceirizado(a)s da Uesb voltaram a ficar sem salários. A Uesc sofre com a falta de materiais de limpeza. O funcionamento da creche da Uefs esteve prestes a ser suspenso devido à falta de recursos para o pagamento dos alimentos das crianças.

No entendimento do Fórum das ADs, os efeitos da crise orçamentária serão ainda mais evidentes em 2014. Caso a redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio se confirme, as UEBA devem ter seu funcionamento seriamente comprometido. Desse modo, o(a)s docentes avaliam que a possibilidade de greve deve ser mantida no horizonte para 2014, pois a comunidade acadêmica não deve se calar diante de tais ataques.

Próximos passos

Como forma de manter a categoria mobilizada nos primeiros meses de 2014, o Fórum das ADs indicou participação na Lavagem do Bonfim. A atividade tem como finalidade denunciar a situação das universidades e reivindicar 7% da RLI para o orçamento das UEBA. A Lavagem ocorrerá no dia 16 de janeiro em Salvador. O(A)s docentes interessado(a)s em participar deverão entrar em contato com a secretaria da Adusb até o dia 19 de dezembro. O Fórum das ADs volta a se reunir no dia 15 de janeiro na sede da Aduneb.