Prefeitura não atende reivindicações dos sindicatos e movimentos sociais de Conquista

Reunião com a prefeitura no Memorial Régis Pacheco

Durante as manifestações do dia 11 de julho em Vitória da Conquista, a Adusb e outras trinta entidades reivindicaram melhorias sociais para o país e classe trabalhadora. Em resposta à pauta local de reivindicação por um transporte público de qualidade, as entidades se reuniram na manhã desta quinta (18) com representantes da Prefeitura.

Sem a presença do prefeito, Guilherme Menezes, secretários e o vice-prefeito,  Joás Meira, apresentaram um documento da administração que não responde às reivindicações de redução imediata da tarifa, efetiva acessibilidade em pontos de ônibus e terminal, bem como passe livre para estudantes e desempregados. Uma nova reunião com a Prefeitura está agendada para o dia 25 de julho, às 9h, no Memorial Régis Pacheco para que o movimento responda ao documento.

Avaliação da reunião

Entidades avaliam o documento

Ainda na quinta, as entidades se reuniram às 18h no Sindicato dos Bancários para avaliar a reunião com a Prefeitura e o documento apresentado. Para o(a)s presentes, as ditas melhorias na mobilidade urbana anunciadas pelo governo até 2014 não respondem a pauta do movimento, pois a redução da tarifa e o passe livre para estudantes e desempregados não estão contemplados.

A falta de credibilidade da Prefeitura em relação à pauta da mobilidade urbana também foi discutida pelas entidades. Um dos exemplos citados ocorreu em 2005, quando a administração assumiu o compromisso com o movimento estudantil de criar um novo posto de recarga de passe. Em 2011 após mais mobilização da juventude, o compromisso foi reafirmado, mas até o momento absolutamente nada foi feito.

Em relação à pauta da acessibilidade, a prefeitura anunciou algumas medidas que, de acordo com os representantes da administração, já estão sendo tomadas. Para o presidente da Adusb, Marcos Tavares, as possíveis ações não devem ser consideradas como um grande avanço nas negociações, pois as mudanças já estavam previstas no planejamento do governo.

Ciente do grande poder da mobilização social para a conquista de direitos e do novo chamado das centrais sindicais para construção de um novo “Dia Nacional de Luta” para 30 de agosto, o presidente da Adusb acredita que “a melhor resposta a esse documento deve ser dado nas ruas”.

A próxima reunião do movimento está agendada para o dia 24 de julho às 17h no Sindicato dos Bancários para preparação da próxima reunião com a prefeitura, preparação para o próximo ato e discussão do estatuto do fórum.

Fonte: Ascom Dia Nacional de Luta de Vitória da Conquista editado