Paralisação do dia 11 de julho é aprovada por assembleia

Reunidos em assembleia realizada nesta terça (9) em Itapetinga, o(a)s docentes da Uesb deliberaram pela paralisação de atividades no dia 11 de julho. A decisão foi tomada para assegurar a participação da categoria nos atos públicos organizados pela CSP-Conlutas e demais centrais sindicais. Para o(a)s presentes, é fundamental que a categoria vá para as ruas se integrando às manifestações locais como forma de fortalecer as reivindicações nacionais da classe trabalhadora.  

O Dia Nacional de Luta com mobilizações e greves agendado para o dia 11 de julho, nasceu a partir do posicionamento político da CSP-Conlutas, Força Sindical, CUT, CTB, UGT, NCST, CGTB, CSB, de unificar uma pauta para a realização de grandes atos públicos em todo país. A organização das centrais demonstra a necessidade de uma resposta organizada da classe trabalhadora ante os fortes ataques do governo aos direitos do(a)s trabalhadore(a)s.

Leia a matéria completa da CSP-Conlutas sobre o 11 de julho.

A pauta de reivindicações coletivas definida pelas centrais defende o fim do Fator Previdenciário; Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial; Reajuste digno para os aposentados; Mais investimentos em saúde, educação e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330/04 que amplia a terceirização; Reforma Agrária; Fim dos leilões do petróleo.

O presidente da Adusb, Marcos Tavares, ressaltou que os sindicatos, em especial o Andes-SN, sempre estiveram em luta pela garantia e conquista de direitos. O momento é de importância para o questionamento da política de serviço ao capital do governo e pode se tornar espaço para as reformas estruturais na sociedade, defende o presidente.

Em Vitória da Conquista, durante a paralisação das atividades da quinta (11), o(a)s docentes participarão do grande ato público na Praça Barão do Rio Branco, com concentração às 8h. Ainda nesta terça (9), também haverá uma atividade preparatória para o ato com a mesa “As lutas dos movimentos sociais na conjuntura atual”, às 19h no Sindicato dos Bancários. A Adusb será mediadora e debaterá a conjuntura sob a ótica da CSP-Conlutas. Na quarta (11), o DCE da Uesb realizará uma mesa redonda sobre as manifestações populares no Brasil às 19h no Auditório I do módulo Luizão.

O ato público em Itapetinga, organizado por sindicatos e movimentos populares, terá concentração em frente à APLB, na Rua Marechal Floriano às 8h. Em Jequié, a diretoria da Adusb está em contato com as entidades que estão na organização da atividade.

Leia a carta convite da mesa de análise de conjuntura.

Curta a página do “Dia Nacional de Luta em Vitória da Conquista”.