Governo retrocede e não apresenta nova proposta

Ao final da tarde sexta (17), o governo demonstrou mais uma vez seu desrespeito e falta de interesse em negociar com o Movimento Docente. Sem ao menos agendar uma nova reunião com o MD, o governo encaminhou ao Fórum das ADs um documento com exatamente a mesma proposta rejeitada pelo(a)s professore(a)s há um mês e não dialoga com a contraproposta da categoria.

Confira o documento do governo.

Vale lembrar que após ter a proposta rejeitada, no dia 30 de abril o governo solicitou aos professore(a)s uma contraproposta e se recusou a dar continuidade às negociações enquanto a mesma não fosse apresentada. As assembleias mostraram estar dispostas a prosseguir com as negociações e aprovaram uma contraproposta unificada , que foi levada ao governo no dia 10 de maio. Neste documento, o(a)s docentes também estabeleceram que até terça (13) as negociações deveriam ser retomadas. Mesmo após postergação do prazo, a pedido do governo, o Movimento Docente foi surpreendido com o mesmo calendário de incorporação da CET e reajuste de 4% no vencimento base proposto no dia 17 de abril. Mais que um desrespeito aos trabalhadore(a)s, tal atitude é uma afronta à categoria e demonstra a falta de vontade de negociar por parte do governo.

Por acreditar que o documento apenas ignora a contraproposta apresentada pelo Movimento, o Fórum das ADs encaminhou à Codes na tarde desta segunda (20), a solicitação de uma resposta  que dialogue efetivamente com a contraproposta da categoria. Ainda nesta segunda, o Fórum das ADs encaminhou um pedido à Comissão de Educação da ALBA para a realização de uma audiência pública na terça (28) para a discussão das condições e orçamento das universidades estaduais.