Governo se compromete em apresentar nova proposta

Em reunião realizada com o governo na manhã desta quarta-feira (27), o Fórum das ADs apresentou o posicionamento das assembleias das quatro Universidades Estaduais, informando a rejeição da proposta, cujo conteúdo interfere na carreira docente, exclui parte da categoria (especialistas e aposentado(a)s); prolonga a incorporação da CET, e não atende à reivindicação de reajuste de 28% no salário base, reivindicado pelo(a)s docentes.

Na sequência, o Fórum das ADs enfatizou a necessidade do governo apresentar uma contraproposta e exigiu agilidade, pois a categoria encontra-se insatisfeita com a velocidade da negociação. O Movimento Docente propôs que a próxima reunião fosse marcada para o dia 8 de abril, momento em que se completam três meses de negociação. Como parte da já conhecida política de enrolação do governo Wagner, os representantes governamentais alegaram dificuldades em relação ao tempo, e finalmente, após forte pressão do MD, se comprometeram a realizar uma reunião no dia 15 de abril para apresentação de uma nova proposta.

Ao final da reunião, o Fórum das ADs avaliou a postura do governo frente às negociações e indicou o fortalecimento da campanha de mídia, realização de assembleias em período unificado, paralisações e indicativo de greve. As ações de mobilização serão aprofundadas na próxima reunião do Fórum agendada para dia 08 de abril na sede da Adufs, em Feira de Santana. Na terça-feira (9), será realizado um dia de mobilização nas quatro Universidades Estaduais. O(A)s docentes da Uesb realizarão denúncia do processo de negociação com o governo e das péssimas condições do ensino público.

Denúncia na governadoria

Após a reunião com o governo, o Fórum das ADs protocolou na governadoria um documento relatando o posicionamento do Movimento Docente e cobrando do governador Jaques Wagner, agilidade no processo de negociação, numa demonstração do respeito merecido às Universidades Estaduais da Bahia.

Reajuste Linear

O Fórum pontuou também a necessidade de uma resposta imediata no que diz respeito ao pagamento do reajuste linear de 5,84%, que até a presente data, não foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia, o que significa um retrocesso que tem gerado indignação por parte do funcionalismo público.

Fonte: Fórum das ADs com edição