Quadro docente: MD cobra respostas do governo

A defasagem do quadro docente, cargos e funções nas Universidades Estaduais Baianas – que impede a promoção e a abertura de concursos públicos e consequente contratação de professore(a)s, além de impossibilitar o pagamento de gratificação, por exemplo, a docentes que ocupam coordenações de novos cursos – parece não tirar o sono do coordenador da Codes, Nildon Pitombo. Após ter afastado o Fórum das ADs das negociações sobre o tema (leia aqui), o coordenador não trouxe boas notícias ao Movimento Docente, quando questionado sobre o assunto durante a mesa setorial de negociação desta quarta (27).

Segundo Nildon Pitombo, o secretário de educação, Osvaldo Barreto, se reunirá com cada reitor das universidades para a discussão do quadro docente de 2013. Pitombo garantiu que o secretário realizará os encontros na seguinte ordem: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. A data na reunião do reitor Paulo Roberto Pinto Santos com o representante governamental não foi divulgada.

Na oportunidade, o MD questionou ainda ao coordenador sobre os anos subseqüentes a 2013 do quadro docente e se o governo discutirá a ampliação do quadro de cargos e funções, pois nada foi sinalizado até o momento. Para a indignação da categoria, o representante da Codes afirmou que o governo discutirá a ampliação do quadro docente apenas para 2013, ficando para “depois” a discussão dos próximos anos. Já o quadro de cargos e funções nem mesmo chegará a ser pauta do secretário de educação.