Assembleia elege delegados para o 32º Congresso do Andes

Realizada nesta quarta (06), em Jequié, a assembleia da Adusb elegeu delegado(a)s para o 32º Congresso do Andes, instância máxima de deliberação do sindicato nacional. O(A)s docentes discutiram ainda diversos textos de resolução (TRs) e indicaram representantes para os grupos de trabalho (GTs) do Andes-SN.

Textos de resolução (TRs)

Utilizando a metodologia de apresentação de destaque para posterior discussão e votação de posicionamento, a assembleia da Adusb debateu os seguintes TRs presentes no caderno de textos do 32º Congresso do Andes:

TR5 (p.38) - Aprovado sem prejuízo de modificação.

TR32 (p. 89) – Aprovado com correção ortográfica nos pontos 1.7 e 1.14. Acrescentar o ponto “1.16 Contra o genocídio de jovens negros no Brasil”.

 TR 33 (p. 95) – Aprovado sem prejuízo de modificação. Rejeitar qualquer proposta no sentido de sair da CSP-Conlutas e/ou voltar para a CUT.

TR 34 (p. 96) – Aprovado com adendo do ponto 10. “Aprofundar a discussão da lei federal  sobre cotas nas universidades”.

TR 36 (p.100) – Delegado(a)s ficarão livres para votarem de acordo sua consciência.

TR 44 (p.114) – Aprovado de forma integral.

Eleição de Delegado(a)s

De acordo com o documento divulgado pelo Andes, a Adusb pode enviar até sete delegado(a)s – eleitos democraticamente em assembleia – para participarem do 32º Congresso do Andes. Após votação, o(a)s seguintes delegado(a)s foram eleito(a)s:

Itapetinga: Soraya Adorno

Jequié: Jorge Barros, Jorge Nascimento

Vitória da Conquista: Alexandre Galvão, Vinícius Correia, Marcos Tavares (diretoria), João Diógenes

Observador e suplente de delegado: Francisco Cardoso

Grupos de Trabalho do Andes (GTs)

Os grupos de trabalho do Andes são espaços nos quais docentes de todo país debatem e realizam ações sobre os mais variados temas de relevância social, com intuito de formar e mobilizar a categoria. Cientes da importância da participação nestes espaços, a assembleia da Adusb indicou o(a)s seguintes filiado(a)s para compor  os GTs:

 GT Comunicação e artes – Dannilo Duarte, Jorge Barros, Alexandre Galvão

GT Carreira – Andréa Braz, Marcos Tavares, Jorge Costa, Ana Angélica

GT Ciência e Tecnologia – Francisco Cardoso, Dannilo Duarte, Patrícia Araújo

GT Etnia, Gênero e Classe – João Diógenes, Márcia Lemos, Francisco Cardoso

GT História do Movimento Docente – Soraya Adorno

GT Política agrária e meio ambiente – Patrícia Araújo, Paulo Cairo, Soraya Adorno

GT Política educacional – Jorge Nascimento, Soraya Adorno, Ana Angélica

GT Política de formação sindical – Jorge Barros, Alexandre Galvão, Cristiano Ferraz, Vinícuis Correia

GT Seguridade social e assuntos de aposentadoria – Ferdinand Martins, Vinícius Correia

GT Verbas – Sérgio Barroso, Wagner Duarte

Por deliberação da assembleia, a diretoria da Adusb garantirá a ida de pelo menos um(a) representante  em reuniões e eventos realizados pelos GTs. A assembleia definiu também que o(a)s integrantes dos GTs deverão apresentar relatórios de atividades sempre que participarem de reuniões e eventos para a socialização com a categoria. Outra deliberação tomada foi a aprovação da realização do “II Seminário Etnia, Classe, Gênero e Diversidade sexual” da Adusb, em 2013.