Boletim Eletrônico - InformAdusb – 11 de janeiro de 2013


Rodada de negociações com o governo é iniciada


Como previsto no acordo assinado pelo(a)s docentes durante a greve 2011, a reunião para negociação do calendário da incorporação das Condições Especiais de Trabalho (CET) foi realizada nesta terça (8), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, com a presença do Fórum das ADs e dos representantes governamentais Adriano Tambone (Saeb), Emilson Piau (Serin), Sérgio Miranda (Sec), Nildon Pitombo (Codes) e Luís Henrique Brandão (Saeb).

Devido a pressão do movimento docente após ter protocolado a pauta de reivindicação 2012, no dia 14 de junho, e as consequentes atividades de mobilização realizadas pela categoria – dentre elas duas paralisações – a reunião de negociação discutiu a incorporação restante da CET e o reajuste salarial de 28%, apesar da permanência do discurso governamental de incerteza para a arrecadação de 2013.



MD denuncia situação do quadro docente e de cargos/funções à Codes


Com o estrangulamento das vagas do quadro docente e de cargos/funções das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e as suas drásticas consequências para o ensino superior estadual, o movimento docente representado pelo Fórum das Ads, o reitor da Uefs, José Carlos Santana e o representante da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uneb, Daniel Góes, reuniram-se com o Coordenador do Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildon Pitombo, no dia 8 de janeiro na Secretaria de Educação, para discussão da situação e medidas a serem tomadas.



Fórum das ADs se prepara para primeira rodada de negociação

A reunião com o Governo sobre a incorporação da CET e a reivindicação salarial de 28%, prevista para o dia 8 de janeiro, foi pauta do Fórum das ADs no último dia 4, na Adusc. Naquela oportunidade, o(a)s representantes docentes avaliaram a conjuntura e discutiram as estratégias para a mesa de negociação em 2013.




Unimed faz reajuste anual

De acordo com a indicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Sudoeste informou por meio da circular 030/012 que adotará o valor de 7,93% para o seu reajuste anual. A empresa informou ainda que “tal reajuste visa a recomposição anual dos custos apurados no último período, assim como o realinhamento dos serviços credenciados para o próximo”.
A atualização do valor pago ao plano terá início em janeiro e será realizada automaticamente pela Adusb.  O(A)s filiado(a)s que tiverem dúvidas a respeito do reajuste poderão entrar em contato com a secretaria da Adusb a partir do dia 4 de fevereiro, após o término das férias do(a)s funcionário(a)s do sindicato.  



Docentes participarão da lavagem do Bonfim

No dia 17 de janeiro, o(a)s docentes das Universidades Estaduais da Bahia darão continuidade às atividades de mobilização da campanha salarial 2012/2013 durante a lavagem do Bonfim, demonstrando a força do movimento docente nas ruas de Salvador. O cortejo do Fórum das Ads fará concentração em frente ao Elevador Lacerda às 8h. Participe desta manifestação de luta contra a precarização do trabalho docente e da educação pública.



Andes-SN critica ataques sistemáticos ao direito de greve 

Desde o ano passado, o governo vem anunciando como sua prioridade para 2013 a regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva no serviço público.  Em audiência pública na Câmara dos Deputados no final de dezembro, o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, afirmou que já havia decisão da presidente Dilma Rousseff de que os dois assuntos fossem discutidos e encaminhados.