Assembleia discute segunda reunião com governo

Como última atividade do ano de 2012, a Adusb-SSind realizou nesta sexta (21), no campus de Vitória da Conquista, assembleia ordinária para posse da nova diretoria eleita para o biênio 2012-2014, seguida de assembleia extraordinária para avaliação da segunda reunião técnica com o governo e indicação de membros para o conselho fiscal.

Nova diretoria da Adusb

A comissão eleitoral, representada pelo professor Rômulo Andrade, informou que a chapa “Autonomia e Luta” foi eleita com a votação global de 304 votos a favor, 16 votos nulos e 18 votos brancos, totalizando 338 votantes, dos quais 173 pertenceram ao campus de Vitória da Conquista, 112 ao campus de Jequié e 53 ao campus de Itapetinga. Conheça a nova diretoria da Adusb-SSind.

Avaliação da segunda reunião técnica com o governo

Em seguida, o presidente Marcos Tavares deu início a assembleia extraordinária para discussão da reunião técnica com o governo realizada no dia 18 de dezembro. O professor Alexandre Galvão foi convidado a apresentar os slides que o Fórum das AD's exibiu para os representantes do governo. Os cálculos utilizados para justificar o reajuste salarial de 28%, bem como comparações salariais entre Bahia e Ceará - estado com melhor rendimento docente do nordeste - em diversos cenários estiveram presentes no material exibido. Nesta mesma reunião os representantes governamentais voltaram afirmar que não garantem apresentação de proposta para a mesa de negociação do dia 8 de janeiro.

O professor Wagner Duarte, membro do GT verbas da Adusb, participou da reunião do dia 18 e apresentou aos docentes os slides utilizados pelo governo para demonstrar os ditos ganhos salariais dos docentes e investimento no ensino superior desde 2007. De acordo com a análise feita por Duarte, os dados apresentados pelo governo são descolados do contexto de crescimento das universidades e das perdas salariais relacionadas à inflação . Segundo estudos feitos pelo professor, a reivindicação de 28% está intimamente conectada a ampliação do orçamento das universidades estaduais da Bahia para 7% da RLI.

A partir do quadro apresentado, a assembleia discutiu sobre as prováveis propostas de incorporação da CET e do reajuste de 28% que podem ser feitas pelo governo. Nesse sentido, o Fórum das AD's defende a ideia de que o movimento docente não deve aceitar a mesma proposta de incorporação feita antes da deflagração da greve em 2011. Assim, o(a)s professore(a)s devem lutar pela incorporação completa da CET em 2013 e a negociação dos 28% para 2014. Os presentes concordaram com o encaminhamento do Fórum das AD's.

Aumento salarial com incorporação total da CET em 2013

 

20h

40h

DE

Especialista

3,44%

3,44%

3,44%

Mestre

6,05%

6,05%

6,05%

Doutor

8,10%

8,10%

8,10%

Conselho Fiscal

A fim de possibilitar maior transparência, o conselho fiscal foi incluído no regimento da Adusb-SSind para acompanhar e fiscalizar as contas do sindicato. Segundo seu artigo 38, o conselho deverá ser instituído em até 30 dias após a posse da diretoria. Sendo assim, a assembleia indicou os seguintes nomes para composição: Alexandre Galvão, Paulo Cairo e Rômulo Andrade (suplente) representarão o campus de Vitória da Conquista; Nemésio Matos, Juraci Reis e Telesson Neves (suplente) para o campus de Jequié; Sérgio Fernandes, Andréa Gomes e Simone Gualberto (suplente) para o campus de Itapetinga.