Docentes preparam-se para reunião com o governo

Diante da iminência da nova reunião técnica com o governo, o Fórum das ADs se reuniu nesta sexta (14), em Feira de Santana, para avaliar o XI Encontro dos docentes das Ueba, analisar a conjuntura e preparar mobilização para o início de 2013.

O(A)s representantes docentes iniciaram a reunião fazendo o repasse sobre a apreciação de indicativo de greve nas assembleias realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro. Com exceção da Aduneb, que não realizou assembleia, todas as associações docentes aprovaram o encaminhamento do Fórum das ADs de voltar a discutir o indicativo de greve em março. A nova diretoria da Adufs também foi apresentada.

Quadro docente

Devido à falta de vagas no quadro docente das Ueba e da urgência da luta pela sua ampliação, o Fórum das ADs marcará audiências com as pró-reitorias de graduação para que estas informem sobre a situação em cada universidade e as demandas para 2013. Uma reunião entre movimento docente, Fórum dos Reitores e a Codes também deverá ser agendada para a discussão do tema.

Avaliação e preparação para reunião com o governo

Para o Fórum das ADs o ponto positivo da primeira reunião técnica com o governo, realizada no dia 3 de dezembro, foi a perspectiva lançada por um dos representantes do governo em realizar ensaios para possíveis cenários de negociação. Durante toda a reunião o governo quis confundir o movimento docente, por isso a necessidade de avançar na mobilização da categoria para a reunião do dia 8 de janeiro. O(A)s representantes frisaram que o(a)s docentes devem permanecer alertas para a movimentação do governo que historicamente tenta rebaixar e desconstruir a pauta do movimento. O Fórum das AD também preparou documentos para apresentar na próxima reunião técnica prevista para o dia 18 de dezembro.

Avaliação do XI Encontro dos docentes das Ueba

O evento foi considerado pelo(a)s representantes como extremamente relevante para a organização e formação do movimento docente. A boa qualidade das discussões presentes nos grupos de trabalho e plenárias, assim como o fortalecimento da unidade entre as associações docentes foram ressaltados pelo Fórum. O(A)s presentes apontaram a necessidade urgente de aproximar os debates travados no XI Encontro da base e da pauta diária das ADs, bem como  do próprio Fórum. Uma nova reunião será agendada para traçar ações e estratégias para implementação dos indicativos.