Primeira reunião técnica com o governo é realizada

Como acordada durante a última reunião com o governo, nesta segunda (3) o primeiro encontro técnico referente à pauta salarial 2012 foi realizado. Representantes da secretaria de educação (Sec), secretaria de relações institucionais (Serin) e secretaria de administração (Saeb) se reuniam com o Fórum das ADs, reitor da Uefs e representante do Andes-SN para discutir a metodologia para negociação.

Na ocasião, o governo afirmou que o encontro é símbolo da retomada de conversações de um processo de negociação constante. Defenderam ainda que houve avanços referentes às promoções, progressões, DE’s e que é preciso que se defina uma metodologia para a futura negociação.

Com o discurso evasivo característico do patronato, os representantes das secretarias afirmaram que o ano de 2013 será um ano impreciso quanto a arrecadação da receita líquida de impostos (RLI), assim como o cenário econômico para 2013. Deixaram claro também ao movimento docente que o governo não quer se comprometer a apresentar uma proposta na mesa de negociação do dia 8 de janeiro.

O movimento docente defendeu a mobilização da categoria citando o novo calendário de luta para o primeiro semestre de 2013, aprovado no último final de semana durante o XI Encontro dos Docentes das Ueba. Os representantes docentes também reiteraram que a pauta salarial a ser negociada não se trata da incorporação restante da CET, mas do reajuste de 28%.

A definição da metodologia da negociação da mesa do dia 8 de janeiro voltará a ser discutida na próxima reunião técnica prevista para 18 de dezembro. O Fórum das ADs se reunirá no dia 14 deste mês na Adufs para se preparar para o próximo encontro com o governo. Nesta quinta (6), a Adusb realizará assembleia geral para avaliar a reunião com o governo e apreciar um possível indicativo de greve. Veja o edital da assembleia.

Fonte: Adusb com informações da Adufs