Adusb cobra concessão do Adicional de Insalubridade a toda categoria

No último dia 15 de agosto, a categoria foi surpreendida com a publicação de portarias no Diário Oficial do Estado concedendo o pagamento do Adicional de Insalubridade somente a dois docentes. Questionada pela Adusb-SSind (ofício 43/12 de 20/08/2012) sobre os motivos pelos quais apenas dois nomes foram beneficiados, a reitoria ainda não se manifestou sobre o assunto.

Apesar de toda a luta empreendida pela Adusb-SSind para que todos os docentes que se enquadrem nos critérios para a concessão do adicional tenham o seu direito atendido, o processo continua se arrastando com muita lentidão deixando insatisfeitos os docentes que aguardam o resultado da perícia que, segundo a própria reitoria, se encontra na Secretaria de Administração (Saeb) desde abril deste ano. Para o presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, “a portaria com a concessão do adicional para dois docentes só será vista como uma vitória de nossa luta quando for estendida a todos aqueles e aquelas que estão reivindicando o cumprimento do direito”, pontua. 

A luta pelo pagamento do Adicional de Insalubridade se intensificou a partir de fevereiro de 2009 quando a Adusb-SSind iniciou uma campanha cobrando o pagamento imediato do direito. De lá para cá, após muitas cobranças, a reitoria contratou uma empresa para realizar uma perícia por toda a Universidade com o objetivo de enquadrar os espaços de trabalho e laboratórios. Após questionamentos da categoria acerca dos resultados periciais, uma revisão foi realizada nas dependências da Uesb e o resultado final foi enviado para o governo. Desde então, a Adusb-SSind continua cobrando da reitoria celeridade para a conclusão do processo.