CNG/Andes-SN elabora contraproposta

O Comando Nacional de Greve do ANDES-SN elaborou uma contraproposta a ser apresentada ao governo federal, a partir das indicações das assembleias gerais realizadas na última semana. As alterações respeitam os princípios da proposta do ANDES-SN, alterando o valor o piso para R$ 2.018,77 e o percentual dos degraus entre níveis de 5% para 4%. Desta forma, projeta malha salarial entre o piso e o teto propostos pelo governo.

A reestruturação da carreira proposta mantém a evolução em percentuais uniformes entre 13 níveis remuneratórios, fatores definidos para os regimes de trabalho e percentual definido de cada titulação como parte constitutiva do vencimento. 

A flexibilização da proposta inicial tem por objetivo buscar a reabertura de negociação com o governo federal. “A diferença entre o governo e o movimento grevista é de princípios: os princípios básicos da carreira do ANDES-SN, que têm sido exaustivamente reafirmados nas AG”, afirmando os docentes em Comunicado Especial divulgado neste sábado (18). No documento, o CNG do ANDES-SN salienta que “o embate dos docentes é contra um governo que defende de forma intransigente o seu projeto de educação e de desestruturação de nossa carreira e que já tenta implementar o Reuni 2, certamente com a criação de mais unidades precarizadas e sem as mínimas condições de trabalho”. 

Além da contraproposta, o texto apresenta a avaliação política do movimento grevista e da postura do governo frente ao mesmo. Traz também lista de instituições federais de ensino superior que deliberaram pela continuidade da greve, que já ultrapassa três meses.

O comunicado ressalta que “a coesão da categoria e o fortalecimento das ações integradas do CNG/ANDES-SN com os CLG são fundamentais” e convoca os docentes a redobrarem as ações em defesa da carreira e das condições de trabalho, em prol da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. 

O CNG/ADNES-SN traçou um calendário de atividades para esta semana. Confira abaixo:

- 20 e 21 de agosto, rodada de Assembleias Gerais para referendar a contraproposta  aprovada no CNG/ANDES-SN a partir das indicações das Assembleias Gerais realizadas na semana de 13 a 17 de agosto; 

- 21 de agosto, atos unificados nos Estados com os demais servidores públicos, por reabertura das negociações e atendimento das reivindicações; 

- 21 e 22 de agosto, pressão sobre os parlamentares nos estados para solicitar a intermediação junto ao governo federal por reabertura de negociações com os docentes; 

- 22 de agosto, participação do CNG/ANDES-SN na reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal para apresentar as reivindicações do movimento docente e solicitar a intervenção dos deputados por reabertura de negociações; 

- 23 de agosto, cobrança de resposta às cartas protocoladas à Dilma Roussef, Aloizio Mercadante e Mirian Belchior diretamente pelo CNG/ANDES-SN em Brasília, concomitante à “chuva nacional de e-mail” dos docentes dirigidos à presidente da república. 

Fonte: Andes-SN