Docentes da Uespi se preparam para a greve

Após várias medidas protelatórias tomadas pelo governador do Piauí (PI), que tem se negado a cumprir o acordo feito ano passado, que previa reajustar os salários dos docentes desde maio deste ano, os docentes da Universidade Estadual se preparam para entrar em greve por tempo indeterminado. Entre as estratégias de mobilização está um vídeo, produzido pela Adcesp, que mostra o descompromisso do governador Wilson Martins com a Uespi. (Veja o vídeo aqui).

No dia 29 de maio, período em que os docentes estavam em greve, o governador recebeu no Palácio Karnak uma comissão mista composta por professores e estudantes para negociar as pautas de reivindicações de melhorias para a universidade. Na ocasião, ele comprometeu-se a apresentar, no dia 12 de junho, uma proposta.

Essa proposta foi apresentada e aceita pela categoria em assembleia realizada no dia 12 de julho. O governo propunha um reajuste de cerca de 37% ainda em julho, que era o percentual previsto para ser implementado em maio, mas descumprido pelo governo. Segundo a Adcesp, a medida visa equiparação do piso da Uespi ao piso das universidades estaduais do Ceará, porém, amarra para os anos de 2013 e 2014 apenas o reajuste inflacionário mais 5%.

Nessa segunda-feira (23), a Adcesp entrou em contato com o representante do governo nas negociações, Evaldo Ciriaco, que nos informou que se reuniria com o governador ainda esta semana para tratar do assunto, e só então vai apresentar um posicionamento para a categoria. Para a Adceps, é importante que o governo apresente um posicionamento com urgência, visto que o prazo para pagamento do reajuste se encerra no fim do mês.

A Adcesp também reivindica a contratação dos aprovados no último concurso. "O Secretário de administração, Paulo Ivan, já havia dito que a contratação se daria de acordo com a 1necessidade da Universidade e as possibilidades financeiras do estado', no entanto, o que constatamos na Universidade é a total precarização das condições de ensino, justamente, pela falta de um quadro efetivo de professores, além das péssimas condições estruturais da Uespi", critica a representação dos docentes.

Acordo

No vídeo, que está sendo distribuído pela internet, a Adcesp lembra que o acordo de 2011 não foi pago e que até agora o governador vem protelando a negociação com os representantes da universidade.

A Adceps também denuncia que Wilson Martins foi um dos principais articuladores para que a assembleia legislativa do Piauí deixasse de aprovar um projeto de lei que garantiria mais recursos para a Uespi. O resultado é que a universidade sofre de problemas crônicos de infraestrutura, tanto que só neste ano dois tetos do campus Torquato Neto desabaram.

Por fim, a Adcesp convoca toda a comunidade acadêmica da Uespi para lutar em prol instituição e afirma que a categoria está disposta a negociar.

Fonte: Andes-SN