Boletim Eletrônico - InformAdusb – 06 de julho de 2012


Docentes endossam protesto no 02 de julho


Durante o cortejo 02 de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia, Docentes das Universidades Estaduais (Ueba) se juntaram ao bloco da educação, composto por professores, estudantes e trabalhadores do setor para protestar por melhorias na Educação Pública. Antes passarela privilegiada dos governantes baianos, a cada ano a festa tem sido ocupada pelos diversos segmentos sociais, que neste ano encontraram apoio na população que, por todo o percurso, vaiou a presença do governador Jaques Wagner. Assista o vídeo aqui.

 

Fórum das ADs promove seminário sobre Autonomia Universitária


Foto: Ascom Fórum das AD's

Após a mobilização no Cortejo 2 de julho pela Campanha Salarial 2012, o Fórum das AD’s deu continuidade às suas atividades com o seminário sobre autonomia universitária realizado na terça (03) na Uneb em Salvador. Aberto para toda comunidade acadêmica, o evento trouxe a discussão sobre democracia, autonomia, carreira docente e financiamento. Veja o vídeo.

 

Governo não demonstra vontade política de negociar e greve segue forte nas IFE


Mapa das Universidades e Institutos Federais em greve

Completados 50 dias do início da greve nas Instituições Federais de Ensino (IFE), o governo federal segue sem nenhum sinal de disposição política para negociar com o setor da Educação. A greve, que foi deflagrada no dia 17 de maio pelos docentes de 33 IFE, cresceu na categoria e se fortaleceu também com a paralisação dos estudantes e técnicos administrativos. Atualmente, a greve no setor da educação se expandiu para 57 universidades, dois centros tecnológicos, 33 institutos federais e o Colégio Pedro II. 


 


Diretor do Andes-SN fala sobre greve em programa na GloboNews

A força e amplitude da atual greve nas instituições federais de ensino têm levado diversos veículos de comunicação a pautar o assunto e tentar entender o porquê da mobilização. Na última terça-feira (3), a apresentadora Mônica Waldvogel, do programa Entre Aspas, da Globonews, entrevistou o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Otaviano Helene, sobre as razões do movimento grevista. Assista o programa aqui.


 

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - InformAndes 232