Docentes endossam protesto no 02 de julho

Jaques Wagner sacramentou a morte da Educação Pública

Durante o cortejo 02 de julho, data em que se comemora a Independência da Bahia, Docentes das Universidades Estaduais (Ueba) se juntaram ao bloco da educação, composto por professores, estudantes e trabalhadores do setor para protestar por melhorias na Educação Pública (veja o vídeo). Antes passarela privilegiada dos governantes baianos, a cada ano a festa tem sido ocupada pelos diversos segmentos sociais, que neste ano encontraram apoio na população que, por todo o percurso, vaiou a presença do governador Jaques Wagner. 

Reunidos no Fórum das ADs, professores da Uesb, Uesc, Uefs e Uneb aproveitaram o ensejo para denunciar à população baiana a triste situação salarial dos docentes da Ueba que atualmente recebem o pior salário em um quadro comparativo com as demais Universidades Estaduais da região Nordeste. Além disso, os docentes denunciaram à comunidade os problemas enfrentados pelas instituições estaduais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas a partir do descaso do governo Wagner e a sua política de ingerência à Autonomia Universitária. 

Nos tempos atuais, a data alusiva à luta travada pelo povo baiano pela independência da colônia portuguesa tem servido para os trabalhadores baianos buscarem uma verdadeira emancipação. Neste ano, a comemoração tomou uma proporção maior por conta das greves dos professores da Rede Pública Estadual, dos professores e servidores das Universidades Federais, além de trabalhadores de diversos setores que se encontram em campanha salarial ou que aproveitaram o momento para fazer suas reivindicações.    

O professor Jorge Barros, diretor Sindical da Adusb-SSind, campus de Jequié, se manifestou mais uma vez carregando o seu tradicional estandarte com a frase “Jaques wagner é a morte da educação da Bahia e as Ueba também estão de luto”. Para ele, o 02 de julho é um momento importante para o Movimento Sindical-Politico-Educacional levar à sociedade o grau de insatisfação e se manifestar por meio da arte popular. 

Este ano a Adusb-SSind prestou solidariedade à greve na Rede Pública e contribuiu com a participação dos professores de Vitória da Conquista filiados à Liga Unificada dos Trabalhadores em Educação (Lute-Sindicato). Cerca de 40 integrantes da entidade estiveram presentes no protesto. 

Professores filiados ao LUTE-Sindicato também se manifestaram