Fórum das ADs discute os impactos da Resolução COPE 123/2012

 

Depois mais um ataque do governo contra a autonomia universitária, com a resolução COPE 123/12, o Fórum das AD’s voltou a se reunir nesta sexta (15), na sede da ADUFS em Feira de Santana, para discutir os impactos desta resolução nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e propor o plano de ação para 2012.

Contenção de despesas na contratação em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, suspensão da concessão ou aumento na cota da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho – CET, Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – RTI são alguns dos cortes previstos pela Resolução COPE 123/12. “Para mim isso é um ataque à autonomia. Somos contra essa resolução e precisamos nos pronunciar, pois ela está sim comprometendo o andamento das Ueba”, defende o presidente da Adusb, Alexandre Galvão.

A fim de obter maiores informações a respeito desta Resolução, já que se pode considerá-la como um descumprimento do acordo feito com o governo para o fim da greve em 2011, o Fórum das AD’s decidiu solicitar formalmente à presidente do Fórum dos reitores, Adélia Pinheiro e ao Coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Nildon Pitombo,um esclarecimento sobre os reais impactos desta resolução nas Universidades Estaduais da Bahia.

Plano de ação 2012

A emblemática data da independência da Bahia será um apelo pela libertação na Educação. É com este pensamento que o Fórum decidiu pela participação no cortejo do dia 2 de julho, em Salvador. Professores, estudantes e funcionários das Ueba reivindicarão educação pública de qualidade.

Por entender a necessidade de aprofundar a discussão sobre autonomia universitária para melhor preparo contra as investidas do governo, o Fórum indicou a realização de seminários sobre a temática, a serem realizados no dia 03 de julho na Aduneb - extensão da manifestação do 2 de julho - e a segunda na Assembleia Legislativa entre 6 e 10 de agosto, com solicitação de autorização a ser feito pelo deputado Bruno Reis. Ainda para esta segunda etapa, serão convidados os professores Wagner José (Adusb) e Zuleide Queiroz (Sindurca).

Além das atividades de protesto e formação, na Campanha Salarial 2012 dos docentes das Ueba, o Fórum das AD’s denunciará para a sociedade a condição de pior salário do Nordeste. A campanha de mídia contará com cartazes, camisetas, outdoors e outros itens que divulgarão a pauta da campanha salarial 2012, protocolada no dia 14 de junho. O Fórum volta a se reunir no dia 20 de julho, na Aduneb, em Salvador.

Fonte: Ascom Fórum das ADs (com edição)