Docentes da UERN mantêm a greve

Os docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em greve desde o dia 3 de maio, continuam mobilizados. Segundo a categoria, a decisão de manter o movimento foi tomada em função do não cumprimento, por parte do Governo do Estado, do acordo firmado com a Associação dos Docentes (ADUERN), em setembro do ano passado, e que pôs fim à greve de 106 dias da universidade.

Ainda segundo os professores, o acordo previa um reajuste de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013 e 7,43% para abril de 2014. O movimento ganhou grande apoio do corpo técnico-administrativo da universidade, também em greve, dos estudantes e da população local.  

A reivindicação sindical em prol da melhoria da qualidade do ensino também ecoa na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde os professores decidiram pelo estado de greve e suspensão do movimento até o dia 13 de junho. Um dia antes, 12 deste mês, o governador Wilson Martins prometeu apresentar proposta de reajuste salarial.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP), os professores, que declararam greve no dia 28 de maio, reivindicam o piso de R$ 2.324,00 (salário mínimo calculado pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos – DIEESE) para professor especialista 20 horas. Atualmente, o valor pago é de R$ 1.071,00.

 

Fonte: Adufs