Carta à Comunidade - Dia Nacional de luta por autonomia e financiamento

Assistimos ao descalabro da educação na Bahia. Seu presente e futuro estão ameaçados por um governo que avança a passos largos no sentido de destruir a educação pública, gratuita e de qualidade. A realidade é que, no estado mais rico do Nordeste, a Educação Básica e a Superior enfrentam graves problemas. Os recursos que lhes são destinados não garantem seu funcionamento, os salários são baixos, as condições de trabalho são precárias e, no caso das Universidades, têm a autonomia prevista na Constituição desrespeitada pelo governo.

Diferentemente da propaganda oficial, a Educação não tem sido prioridade. A greve dos docentes das quatro universidades no ano passado mostrou bem o quadro do ensino superior. E, agora, a greve dos colegas do ensino fundamental e médio desmascara a demagogia do governo. 

Seguindo a mesma cartilha, o governo federal também trata as universidades federais com o mesmo descaso: além dos baixos salários, impôs um plano de expansão – REUNI – que piorou as condições de estudo e trabalho e, no momento, milhares de docentes estão em greve e os servidores técnico-administrativos também ameaçam paralisar suas atividades para lutar.

Quando falamos das universidades estaduais baianas, está claro que nunca desempenharam plenamente o papel social que poderiam desempenhar, pois ficaram sempre limitadas às questões político partidárias. Uma vergonha! O estado mais rico da região, paga um dos piores salários entre as estaduais nordestinas. Participem dessa luta em defesa das universidades públicas estaduais da Bahia!

Não importa o quanto rico é o país. Sem educação pública, gratuita e de qualidade estaremos sempre condenados à pobreza e à servidão. Pense nisso.

Fórum das ADs