Professores vão às ruas por autonomia e em defesa do ensino público


Os docentes das instituições de ensino superior dos estados e municípios do Brasil, organizados no seu Sindicato Nacional – o Andes-SN – estarão mobilizados neste 30 de maio no Dia Nacional em defesa da Autonomia efetiva e do Financiamento adequado às instituições de ensino superior estaduais (IES) e municipais. 

Nesta data, as Associações Docentes da Uefs, Uesc, Uesb e Uneb (Adufs, Adusc, Adusb e Aduneb) farão panfletagem nos respectivos campi. Em Vitória da Conquista será realizado uma Ato Público na praça 09 de novembro, a partir das 16h, em conjunto com outras entidades classistas da cidade em apoio à greve dos professores da Rede Estadual de Educação e das Universidades Federais. 

Na Bahia, o ato objetiva alertar a comunidade acadêmica sobre o descaso do Governo Wagner com o ensino superior, com a diminuição a cada ano do orçamento proporcional para as Universidades Estaduais Baianas, contribuindo assim para a precarização do ensino público, gratuito e de qualidade.

Segundo o coordenador do Fórum das ADs e vice-presidente da Associação dos Docentes da Uesc (Adusc), o prof. Roque Pinto, a greve das Universidades Estaduais Baianas em 2011 e a atual dos professores do ensino fundamental e médio falam por si só: a educação nunca foi prioridade para o governo do estado. “Deste modo, ações como estas são fundamentais para que a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo tenham conhecimento da situação do ensino público superior na Bahia, com a redução drástica do orçamento para investimento e expansão, cortes e contingenciamentos de recursos, e o pagamento de um dos piores salários entre as universidades estaduais nordestinas, embora seja o estado mais rico do Nordeste”, conclui.

Fonte: Ascom Fórum das ADs (com edição)