Seções Sindicais em greve devem preparar dossiês e pautas locais

O Comando Nacional de Greve dos professores das instituições federais de ensino solicitou que as seções sindicais do ANDES-SN elaborem, com urgência e como atividade da greve, pautas locais tendo como referência a pauta do setor das federais da campanha 2012 aprovada no 31º congresso. Para sistematizar essas reivindicações, as seções sindicais devem considerar os diversos extratos da categoria, buscando a construção conjunta com os outros setores da comunidade universitária. 

As pautas locais devem ser protocoladas para negociação nas reitorias e enviadas ao CNG para tabulação e servirão de base para estabelecer movimentos nacionalmente unificados. As seções sindicais que já construíram suas pautas devem enviar imediatamente ao comando. 

Falta de infraestrutura
No que diz respeito a precarização das condições de trabalho e funcionamento da instituição, a orientação do CNG é que as seções sindicais dossiês contendo a descrição sumaria das carências e registros fotográficos. 

Veja abaixo as deliberações do 31º congresso do ANDES-SN:
“"2. Desencadear campanha específica do Setor das IFES em 2012: 

2.1 Desenvolver ações nacionalmente articuladas, tendo como referência a Pauta de Reivindicações aprovada neste 31º Congresso e a construção de pautas locais pelas Seções Sindicais para estabelecer negociações concomitantes em todas as IFE. 

2.1.1 Planejar o ritmo, a ênfase temática e a intensidade das ações, ampliando a mobilização da base em torno da Campanha 2012, a partir de balanços periódicos realizados nas reuniões do Setor, tendo como referência o Plano de Lutas aprovado no 31º Congresso. 

2.1.2 Coordenar as ações de enfrentamento e a troca de informação sobre as diversas lutas empreendidas pelas Seções Sindicais, dando visibilidade nacional, sob o eixo geral: LUTA PELA QUALIDADE ACADÊMICA E CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. 

2.1.3 Produzir dossiês que registrem os problemas vivenciados pelas IFES, com descrições de fatos, mobilizações, fotos, vídeos etc. Elaborar matérias e boletim a partir dos fatos expressos nesses registros, para dialogar com a sociedade e mobilizar a categoria. 

2.1.4 Autorizar, durante o ano de 2012, o uso de percentual do FNM para auxílio às greves que se desenvolverem no Setor das IFES e que sejam no âmbito nacional.” 

Fonte: Andes-SN