Fórum das ADs cobra PL da autonomia na Codes

Após inúmeras tentativas do Fórum das ADs, finalmente os dirigentes das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) voltaram a se reunir com o novo Coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Nildon Pitombo nesta sexta, 11, para discutir as pautas do Movimento Docente (MD), especialmente o Projeto de Lei da Autonomia.

Apesar de chegar a pouco tempo na coordenação, Nildon Pitombo já se adaptou à política da enrolação do governo e informou o Fórum das ADs que somente a governadoria poderia prestar informações sobre o PL da Autonomia. Revelou que a elaboração do texto ainda não foi encerrada, mas que a Saeb se reunirá somente com os reitores para tratar da questão, e provavelmente enviará para a Assembleia Legislativa (ALBA) após um período de avaliação pelos gestores das Universidades. Segundo Pitombo, o governo não encaminhará o PL para o Fórum das ADs e diante disso o MD terá que se acertar com os reitores caso queira conhecê-lo.

Ainda segundo Pitombo, que afirmou não ter acesso ao PL, a Codes não pode intervir junto ao governador na questão do PL, mas apenas junto às secretarias. Antes de encerrar o encontro, atendeu o pleito do Fórum das ADs e concordou em buscar viabilizar uma reunião com Secretário de Administração para que o MD possa conhecer o PL da Autonomia e participar das discussões antes de ser enviado à ALBA.

Foto: Ascom Fórum das ADs